Compartilhar conhecimento é uma tarefa muito importante dentro de qualquer grupo, seja ele pequeno ou grande. Tal processo permite que pessoas com menos experiência possam conseguir um bom ponto de partida e uma base sólida para construir novos conhecimentos. Uma boa forma de contribuir com isso é através do processo de mentoria.
Com o apoio certo, um empreendedor pode desenvolver planos de negócios mais eficientes e evitar cometer vários erros comuns. Se você quiser iniciar bem um negócio, avançar mais rápido com suas atividades ou ganhar mais destaque no mercado, buscar um mentor é uma boa estratégia para se preparar e encontrar novas oportunidades.
Para te ajudar a entender como isso funciona, vamos explicar melhor o que é o processo de mentoria e qual é o papel do mentor e do mentorado. Acompanhe.
O que é mentoria?
De forma bem simples, o processo de mentoria é como um treinamento. Durante a mentoria, um profissional com mais experiência, expertise e qualificações auxilia na condução e estruturação de um negócio. Enquanto você está gerindo seu negócio, esta pessoa oferece vários insights sobre a melhor forma de executar certas tarefas e fazer planos, lhe orientando em seu crescimento.
A forma como a mentoria é executada pode variar de acordo com o tipo de negócio e suas necessidades. Alguns mentorados possuem maiores demandas, pois tem pouca experiência, enquanto outros apenas precisam de alguma orientação para tomar decisões mais assertivas.
Qual é o papel do mentor neste processo?
Naturalmente, o trabalho do mentor nesta relação é garantir que seu mentorado aprenda os fundamentos do mercado e de seu negócio e evite uma série de erros comuns. Ao passarem adiante seus conhecimentos, gerais e específicos, podem fazer com que novos negócios ganhem mais espaço e passem a contribuir mais com a comunidade.
É importante lembrar que, para ser um bom mentor, é necessário ter mais do que conhecimento técnico. Várias outras habilidades, especialmente de comunicação e liderança, são as que mais facilitam na orientação correta de novos empreendedores.
E qual o papel do mentorado?
Do outro lado, a pessoa que recebe a orientação do mentor tem a tarefa de absorver estes conhecimentos, adotando novos processos e mudanças de comportamento na medida do possível e do necessário. Afinal, para que o conhecimento seja passado adiante, ele precisa ser incorporado em seu negócio.
Claro, o mentorado não é obrigado a seguir tudo que o mentor diz. Há muitas coisas que podem ser aprimoradas caso sejam questionadas e discutidas com alguém mais experiente, sendo uma parte importante desse processo fazer perguntas e demonstrar curiosidade, não apenas reproduzir padrões.
Conheça o banco de mentores da CINF
Encontrar bons mentores é muito importante para novos empreendimentos, mas também pode ser uma tarefa difícil. Da mesma forma, um profissional experiente também tem muito a contribuir se encontrar o mentorado certo. Diante disso, o CINF mantêm um banco de dados com os melhores mentores disponíveis na região do Alto Vale do Itajaí.
Através do CINF, você pode encontrar o profissional certo para lhe orientar, facilitar a condução de suas tarefas e maximizar seu desempenho. E se você é um desses profissionais experientes, pode incluir seu nome e áreas de conhecimento na lista. Basta entrar em contato com o CINF.
Faça parte do processo de mentorias do CINF você também, seja como mentorado ou como mentor. Todos saem ganhando!