fbpx

Conheça as instituições presentes no CINF – Centro de Inovação Norberto Frahm

CINF - Centro de Inovação Norberto Frahm

Aqui no Centro de Inovação Norberto Frahm você encontra importantes instituições que também estão engajadas com o desenvolvimento da nossa região. Tais instituições desenvolvem ações e serviços que contribuem com todo o ecossistema.

 

Saiba um pouco mais sobre elas e quais serviços oferecem

 

  1. Sebrae

Com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos micro e pequenos negócios, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem uma agência instalada aqui no CINF e vem exercendo um importante papel para o fomento do empreendedorismo na região do Alto Vale do Itajaí.

A instituição atua em: desenvolvimento territorial e setorial, acesso a novos mercados, cultura empreendedora, articulação de políticas públicas, capacitação de empreendedores, acesso à inovação e orientação sobre serviços financeiros. Também estabelece parcerias com diversas entidades.

Através do Sebrae, microempreendedores individuais, produtores rurais, microempresas e empresas de pequeno porte tem acesso a uma série de cursos, palestras, serviço de consultorias, oficinas, orientações técnicas, workshops, seminários, rodadas e sessões de negócios, participação em feiras e em missões empresariais.

Para interagir e também saber mais sobre o Sebrae, conecte-se com as redes sociais do Sebrae SC e Sebrae Nacional.

Para o atendimento via telefone fixo: (47) 3521-1092

Para atendimento presencial (sob agendamento devido à pandemia): 0800-570-0800

 

  1. Casa do Empreendedor

A burocracia é uma das primeiras barreiras enfrentadas pelos novos empreendedores quando começam a se formalizar. Diante disso, a Casa do Empreendedor Osni Sens, viabilizada pela parceria entre o Sebrae e a prefeitura de Rio do Sul, atua com o objetivo de viabilizar processos mais simplificados, reduzindo a burocracia e facilitando a formalização de novos negócios.

Alguns dos serviços que a entidade oferece são:

  • Abertura e baixa para microempreendedores individuais (MEIs).
  • Emissão de notas fiscais para MEIs.
  • Abertura para autônomos e profissionais liberais.
  • Emissão de guias de MEI (Dasmei).
  • Entrega em mãos de alvará.
  • Realização de consultorias para a comunidade e para os empreendedores via parceria com o Sebrae. e
  • Direcionamento para agências de microcrédito.

Tudo para facilitar a vida dos empreendedores de Rio do Sul.

Para contatar a Casa do Empreendedor de Rio do Sul, o telefone é o (47) 3300-1114.

 

  1. ACIRS

A Associação Empresarial de Rio do Sul representa e integra seus associados para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Alto Vale do Itajaí.

A instituição desenvolve diversos projetos visando a melhoria do ambiente empresarial.

  • Promove a melhoria de desempenho da gestão das empresas, sobretudo, das micro e pequenas, com o incentivo aos núcleos setoriais.
  • Sob a diretriz de representatividade, mobiliza e atua como representante de seus associados em 30 conselhos municipais.
  • Auxilia no apoio a projetos que tragam benefício à região e a interação dos núcleos setoriais.
  • Promove a realização de feiras setoriais e multissetoriais.
  • Na diretriz de comunidade, existem programas como a Capacitação de Lideranças Comunitárias e o incentivo à educação financeira familiar.
  • Além de disponibilizar várias soluções empresariais, educação corporativa com parceiros e muito mais.

Para mais detalhes da instituição, acesse o site acirs.com.br e confira.

 

 

  1. UNIDAVI

O GTEC – Núcleo de Desenvolvimento de Incubação, é uma incubadora de empresas iniciada e mantida, como ação de extensão, pela Unidavi desde 2005.

É um ambiente para potencializar ideias e negócios inovadores que contribuam para o desenvolvimento regional.

O GTEC possui a Certificação Cerne da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). O que significa que a instituição implementou e mantém práticas de referência no processo de incubação.

Dentre os objetivos da instituição estão:

  • Proporcionar campo de trabalho para a iniciativa empreendedora.
  • Promover cursos de formação e aperfeiçoamento empresarial.
  • Fomentar a tecnologia e a produtividade, visando a competitividade.
  • Estabelecer condições de integração entre universidade, empresas, governo, órgãos de fomento e comunidade.
  • Desenvolver atividades de pesquisa em colaboração do corpo docente e alunos da UNIDAVI.
  • Criar condições para ampliar o trabalho na comunidade através de empresas de base tradicional, tecnológica e de serviços.
  • Proporcionar a geração de novas empresas, garantindo-lhes infraestrutura e suporte para seu desenvolvimento e crescimento.

A incubadora é comunitária e aberta continuadamente a novos projetos de todas as pessoas que tenham uma boa ideia e estejam interessadas em utilizar esse espaço (físico ou virtual). O GTEC já graduou muitas empresas e contribui com o crescimento do empreendedorismo e da inovação no Alto Vale.

Para mais detalhes, acesse o site do GTEC (www.unidavi.edu.br/gtec) ou visite a incubadora aqui no CINF.

 

  1. JUCESC

A Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC) detêm um escritório na regional de Rio do Sul e está localizada aqui no CINF. A entidade tem como missão registrar e dar publicidade aos atos constitutivos, conceder matrículas e cancelamentos, arquivar atos das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comércio e promover o assentamento dos usos e práticas mercantis.

Essa aproximação com o Centro de Inovação viabiliza maior agilidade de acesso aos empresários locais, bem como com outras entidades.

Os empreendedores locais podem fazer suas consultas pelo telefone (47) 3531-0511 nos horários das 13h às 15h.

 

  1. Observatório social

Observatório Social do Brasil de Rio do Sul (OS Rio do Sul) é uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, fundada em 25 de agosto de 2014 e mantida pelos próprios cidadãos, especialmente pela sociedade civil organizada. Está vinculado ao Observatório Social do Brasil (OSB) e é uma importante ferramenta de controle social e monitoramento dos gastos públicos municipais.

Dentre os objetivos da entidade estão:

  • Fomentar a racionalização dos gastos e tornar a gestão pública eficiente;
  • Reduzir a continuidade de atos de corrupção;
  • Melhorar a qualidade e a quantidade dos serviços públicos prestados, promovendo maior concorrência nas licitações;
  • Mobilizar os cidadãos para que exerçam o poder popular, atribuído pela Constituição Federal, acompanhando como os gestores estão exercendo a representação e aplicando o dinheiro arrecadado;
  • Estimular o trabalho voluntário no controle social e pela cidadania fiscal.

O trabalho conta com o voluntariado e você pode também exercer seu papel de cidadão fiscalizando e acompanhando as ações da prefeitura.  Você encontra muitas informações no site: osriodosul.com.br.

 

Quer continuar interagindo com CINF? Continue acompanhando nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. Estamos à disposição também através do email: contato@cinf.com.br ou telefone (47) 9 9286-5813.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente