Norberto Frahm

Norberto Frahm

Em 2 de fevereiro de 1925, no Bairro Badenfurt (Blumenau-SC), nasce Norberto Frahm: um filho de imigrantes alemães que, nos anos seguintes, marcaria a história.

Em 1930 Norberto Frahm e sua família estabelecem residência inicialmente em Ituporanga-SC, e, em seguida, em Rio do Sul, cidade pela qual Norberto desenvolveu um carinho imenso e onde descobriu uma paixão inigualável pela eletrônica. Ainda menino, aprendeu as técnicas do conserto de rádios e aparelhos eletrônicos e descobriu a sua motivação.

Não era difícil identificá-lo. Bastava observar atentamente as bicicletas e procurar por uma em especial: a de um jovem que trazia em si uma aura de sonho e carregava diferentes rádios no bagageiro a cada viagem que fazia. Fácil. Com certeza aquele era Norberto Frahm. Que percorria quilômetros com sua bicicleta para consertar rádios na região do Verde Vale do Itajaí.

Em 1952 abre sua loja própria, a Casa Rádios Norberto e em 1961, Norberto funda a empresa Frahm, produzindo os primeiros rádios com tecnologia pioneira, os novos rádios da Frahm que logo revolucionaram o sul do país. Fruto de sua essência visionária, criativa e empreendedora.

Buscando sempre atender as necessidades de mercado, a empresa cresceu produzindo rádios, caixas amplificadas, acústicas, aparelhos de som entre outros, até os dias de hoje, sempre inovando e melhorando seus produtos.

Ainda em vida, nos anos de 1999 e 2000, Norberto também incentivou que o terreno que pertencia ao grupo Frahm, localizado no encontros dos rios, abrigasse o Parque Universitário Norberto Frahm, um centro tecnológico e de eventos. O nome do Parque foi uma homenagem ao empresário e representa o reconhecimento do empenho e dedicação dele com o progresso da nossa região. Hoje, o espaço é o Centro de Inovação Norberto Frahm, que segue representando a trajetória do Senhor Norberto bem como a sua determinação.

Mandamentos e valores de Norberto Frahm

Mandamentos:
1° Mandamento: “Faça certo na primeira vez para não perder tempo e dinheiro consertando depois.”
2º Mandamento: “Detesto dizerem que ‘não dá para ser feito’. Vamos tentar fazer antes de falar.”
3º Mandamento: ‘’Quando as coisas estão difíceis, nós temos que nos unir, juntar as pessoas para resolver os problemas. Não vamos perder tempo buscando culpados.’’
4º Mandamento: ‘’Temos que ser otimistas para que as coisas dêem certo. Se formos pessimistas jamais teremos sucesso.’’
5º Mandamento: “Quando contratamos uma pessoa, temos que ver se ela tem ‘’brilho nos olhos.’’
6º ‘’Não podemos ter desperdício, precisamos ver porque as coisas estão sendo jogadas fora.”
7º ‘’O atendimento é tudo, o preço não é o mais importante.’’
8º ‘’Quem tem confiança em sí consegue vencer.”
9º ‘’Nunca perca a esperança. Sempre tem um jeito de consertar.”
10º “Devemos ouvir o mais simples dos funcionários. Ele sabe de coisas erradas que podem ser consertadas.’’
11º Para estarmos melhor que a concorrência temos que cuidar do nosso próprio negócio. Quem perde tempo falando mal dos outros esquece de trabalhar e melhorar seu próprio negócio.’’
12º Vamos ouvir os nossos Assistentes Técnicos, clientes e melhorar nossos produtos.

Valores:
1º Sinceridade.
2º Garra, dinamismo.
3° Espírito empreendedor.
4º Otimismo.
5º Justiça.
6º Limpeza e organização.
7º Velocidade.
8º Espírito crítico.
9º Honestidade.
10º Humildade e simplicidade.

Temos Coworking com toda estrutura para a sua empresa

Conheça todos os nossos benefícios e espaços de acordo com as necessidades da sua empresa.