Nos últimos anos, a tecnologia digital tem influenciado mais e mais a forma como as empresas se relacionam com o mercado. Hoje em dia, é possível ter acesso a uma grande quantidade de informação sobre seu público, o que viabiliza a tomada de várias decisões importantes, seja em sua estratégia de vendas, marketing digital ou qualquer outra perspectiva.
Em decorrência disso, surge uma maior preocupação com a forma como empresas usam esses dados no dia a dia, principalmente de um ponto de vista ético. Outro ponto de preocupação são os vários crimes que podem ser cometidos quando alguém tem acesso a determinados dados pessoais.
Diante disso, é cada vez mais necessário estipular normas e orientações que determinam como as empresas podem coletar, armazenar e utilizar informações de clientes no dia a dia. Um avanço nesse sentido é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para te ajudar a entender um pouco melhor o tema e preparar melhor seu negócio para as mudanças necessárias, vamos explicar um pouco mais sobre a LGPD e como ela afeta o sua empresa. Acompanhe.
O que é LGPD?
Trata-se de abreviação de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a qual foi sancionada em 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020. Como já mencionamos, essa lei prevê uma padronização das normas e práticas para promover a segurança em relação aos dados pessoais de clientes coletados, armazenados e aplicados em diferentes ações e estratégias do negócio.
A definição usada para “dados pessoais”, conforme descreve a lei, refere- se a qualquer informação que permite identificar direta ou indiretamente um indivíduo. São considerados dados pessoais, por exemplo: nome, RG, CPF, gênero, data e local de nascimento, endereço, localização via GPS, fotos, prontuário de saúde, cartão bancário, histórico de pagamentos, hábitos de consumo, preferências de lazer; endereço de IP (Protocolo da Internet) e cookies, entre outros.
A lei determina um conjunto de princípios como base para regular o tratamento de dados. Os principais deles são:
- Finalidade e adequação: os dados devem ser usados com uma finalidade específica;
- Necessidade: não é permitido coletar ou usar dados que não sejam considerados necessários;
- Transparência: a empresa deve esclarecer aos titulares como e com que propósito suas informações estão sendo coletadas;
- Não discriminação: as informações coletadas não podem ser adulteradas de qualquer forma ou por qualquer motivo que seja.
Portanto a LGPD age contra a prática de algumas empresas, públicas ou privadas, de coletar informações em larga escala e até mesmo divulgar estes dados sem o conhecimento do dono da informação. A adoção das regras além de ser lei, ajuda a proteger os consumidores e promove um uso mais ético dessas informações.
Como a LGPD afeta seus negócios?
Considerando que dados precisos são uma base indispensável para a tomada de boas decisões nos negócios hoje em dia, ainda é importante fazer a coleta e a análise dessas informações do seu público. Porém, a forma como você faz isso é ainda mais importante para te manter adequado as normas.
Pesquisas relacionadas a marketing, por exemplo, precisam ser melhor esclarecidas para que os dados coletados sejam transparentes. Pode ser necessário pedir o consentimento do titular antes de fazer sua coleta, seja através de formulários ou de outros meios. E o fator essencial é atualizar sua política de privacidade e os termos de uso, para garantir que estes estarão bem explícitos.
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