No Dia do Consumidor, vamos falar de algo além de simples ato de consumir, mas sim do papel fundamental que os consumidores têm desempenhado na reinvenção do comércio e da indústria. A relação de colaboração e cocriação que se estabelece entre empresas e clientes e tem ligação direta com outro conceito conhecido, a inovação aberta, que prega a ideia de que as empresas podem e devem buscar ideias e conhecimentos fora de suas fronteiras, tem se mostrado fundamental nesse contexto.
A colaboração com os consumidores vai muito além de simples pesquisas de mercado. Ela envolve um processo contínuo de escuta ativa, feedback constante e cocriação de valor. As empresas que adotam essa abordagem estão mais próximas de seus clientes, entendendo suas necessidades e desejos de forma mais profunda.
Um exemplo prático disso é a forma como as empresas de tecnologia utilizam programas de acesso antecipado para permitir que os usuários testem novos recursos e forneçam feedback direto. Isso não só ajuda a refinar o produto final, mas também cria um senso de comunidade e engajamento entre os usuários e a marca.
Além disso, o acesso aberto permite que as empresas tenham talentos e conhecimentos externos que podem não existir internamente. Startups, empreendedores e até mesmo clientes podem ter insights importantes que contribuem para a inovação e a diferenciação no mercado.
Neste dia do consumidor temos que refletir sobre o papel que desempenhamos na cocriação de produtos e serviços. A opinião e feedback são fundamentais para que as empresas continuem inovando e oferecendo experiências cada vez melhores e então podemos construir produtos e soluções mais colaborativas e inovador.
Para ilustrar melhor o conceito de inovação aberta e colaborativa, separamos alguns cases de sucesso para você conhecer:
1. LEGO
A LEGO é uma empresa de brinquedos famosa por seus lançamentos com peças de montar e encaixar. Nos anos 1990, ela enfrentou algumas dificuldades na queda das suas vendas. Assim, teve a ideia de traçar algumas alternativas inovadoras em parceria com seus consumidores, para entender o que eles estavam procurando.
Isso ficou conhecido como LEGO’s Shared Vision, ou Visão Compartilhada LEGO, recolhendo ideias baseadas na co-criação junto de outros colaboradores.
No seu site, os clientes podiam desenhar seus próprios projetos e enviar para votação e discussão em fóruns. As melhores propostas foram produzidas como novos produtos, e o criador recebia uma pequena parte dos lucros. A iniciativa ajudou a inovar a LEGO, com uma plataforma de contribuição aberta, além dos feedbacks de produtos lançados, ajudando a aumentar as vendas e ter um maior nível de satisfação do público.
2. Samsung
Outra empresa que faz parte da inovação aberta e exemplos promissores é a Samsung, que, para concorrer com sua principal rival, a Apple, criou um canal de contribuição externa, conhecido como programa Samsung Accelerator, que buscava promover diferentes soluções para suas tecnologias junto de designers e programadores. O programa oferecia espaços de trabalho, recursos e suporte para os agentes trabalharem em softwares e serviços.
Esse projeto se expandiu para trabalhar com startups, ajudando-as a crescer enquanto trabalhava com colaboradores experientes para encontrar e consertar problemas em suas tecnologias. Inclusive, foi esse programa que contribuiu para a Samsung começar a lançar produtos baseados na Internet das Coisas (IoT).
4. Facebook
Para quem se interessa por inovação aberta e exemplos de sucesso, o Facebook é uma das empresas que cresceram por meio dessa proposta.
A rede social de Mark Zuckerberg promove inúmeros eventos, workshops e palestras para todos os tipos de programadores e desenvolvedores, inclusive de outras companhias. Isso permite que seus funcionários tenham a oportunidade de discutir ideias e soluções para seus produtos.
Ainda, também integra diferentes equipes para integrações que premiam as melhores ideias ou o desenvolvimento das soluções mais inovadoras.
Recentemente, a proposta passou a ser aberta para o público também, o que atrai milhões de interessados nos códigos do Facebook, com ideias para torná-lo melhor, ou em busca de experiência profissional.
5. Natura
Ainda, existem vários exemplos de inovação aberta por outras empresas que não sejam, necessariamente, de tecnologia, como a Natura.
A empresa de cosméticos foi uma das pioneiras a trabalhar em colaboração com startups para buscar soluções colaborativas e construir redes que gerem resultados satisfatórios. Ela faz isso por meio do programa Natura Startups, a porta de entrada para empreendedores que querem trabalhar com a corporação. A iniciativa acelera o desenvolvimento de soluções organizacionais e o lançamento de novos produtos por meio de fórmulas inovadoras e sustentáveis.
Um dos marcos desse relacionamento é a iniciativa Natura Startups, criada em 2016, que já recebeu propostas de 5 mil empresas nascentes, fechando parceria com cerca de 40 delas. Um case é a Mete a Colher, startup que usa a tecnologia para combater a violência contra a mulher. Outro exemplo é a Fhinck, especialista em otimização e automatização de processos.
6. Linux
O sistema operacional passou a ser desenvolvido colaborativamente, tanto por indivíduos interessados em performance, estabilidade e segurança ou por empresas como Intel, Amazon, Google e Canonical.
Hoje, o Linux é o coração de plataformas como o Android, sendo líder em mercados como computação na nuvem e IoT. De acordo com um estudo de 2018 da Red Hat, o Linux está presente em cerca de 70% da base instalada de servidores no mundo.
Esses exemplos ilustram como o conceito de inovação aberta tem muita similaridade com o de código aberto, uma vez que os dois modelos têm como essência a colaboração para gerar valor para usuários, consumidores e parceiros.