fbpx

Acompanhe nossas redes sociais     |

Iniciativa busca estimular negócios tecnológicos por meio de incentivos e políticas públicas voltadas à inovação

O município de Rio do Sul poderá se tornar referência nacional em inovação e resiliência urbana. Foi apresentado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 88/2025, de autoria do vereador Zeca Bittencourt, que institui o Programa Municipal de Incentivo à Inovação, Resiliência Urbana e Mitigação de Desastres Naturais.

A proposta visa criar um ambiente favorável para o surgimento de negócios de base tecnológica, com foco em soluções que aumentem a segurança urbana e a sustentabilidade ambiental. O programa prevê incentivos fiscais e regulatórios para empreendimentos que invistam em inovação e adotem práticas sustentáveis, como:

  • Uso de energias renováveis e eficiência energética;
  • Gestão inteligente de recursos, como água e resíduos;
  • Desenvolvimento de tecnologias de monitoramento climático e prevenção de desastres;
  • Aplicação de soluções em infraestrutura urbana sustentável e cidades inteligentes.

Essas medidas têm potencial para atrair novas empresas e fortalecer o ecossistema de inovação local, aproximando o setor produtivo de áreas estratégicas como tecnologia, engenharia ambiental, construção sustentável e mobilidade urbana.

O projeto também abre espaço para que startups locais testem e validem suas soluções dentro da cidade, em uma abordagem inspirada no conceito de living labs — ambientes urbanos que funcionam como laboratórios a céu aberto para inovação.

“A importância desse projeto é estimular a construção de ambientes Resilientes para abrigar empresas de tecnologia e outros serviços como saúde. Entenda por Resiliente que não vai parar mesmo durante catástrofes climáticas como enchentes, Ou seja, vai gerar a própria energia com placa solar combinada com geradores, tratar a própria água e esgoto e ainda ter internet de fibra ótica e via satélite. Resumindo um local que nunca vai parar permitindo atender os clientes das nossas empresas de tecnologia espalhadas pelo Brasil e o mundo. Como esses custos são adicionais a uma obra convencional existe a redução de Impostos gradativas”. Fábio Alexandrini Professor IFC Rio do Sul e Membro do Centro de Inovação Norberto Frahm Alto Vale

Cidades inteligentes nascem de ecossistemas inovadores

Ao alinhar inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial, Rio do Sul reforça seu protagonismo no ecossistema catarinense. Iniciativas como essa aproximam o município de um novo modelo de cidade — mais inteligente, conectada e preparada para o futuro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente