A habilidade social é o quarto e último componente da inteligência emocional desenvolvido por Daniel Goleman. A habilidade social é a culminância das outras dimensões da inteligência emocional. As pessoas tendem a ser bem eficazes em gerir relacionamentos quando conseguem entender e controlar suas próprias emoções e conseguem ser empáticos com os sentimentos dos outros.
Mas de fato, o que é habilidade social? A habilidade social, diz respeito a uma cordialidade com um propósito, como por exemplo, conduzir as pessoas na direção que você deseja, seja a concordância com uma estratégia de marketing nova ou o entusiasmo com um novo produto. Desta forma, pessoas socialmente hábeis tendem a ter um amplo círculo de conhecidos e têm um dom para chegar a um denominador comum com pessoas de todos os tipos.
A própria motivação contribui para a habilidade social, ou seja, pessoas motivadas a realizar tendem a ser otimistas, mesmo diante de reveses ou fracassos. Seu otimismo reflete nas conversas e outros encontros sociais, deste modo, tornam as pessoas excelentes colaboradores. Sua paixão pelo trabalho contamina os outros, e elas ficam determinadas a achar soluções frente aos problemas.
A habilidade social é considerada uma capacidade de liderança básica na maioria das empresas? A resposta é sim, especialmente quando comparada com os outros componentes da inteligência emocional. As pessoas parecem saber intuitivamente que os líderes precisam lidar de forma eficaz com os relacionamentos: nenhum líder é uma ilha. Afinal, a tarefa de um líder é fazer com que o trabalho seja realizado por outras pessoas, e a habilidade social torna isso possível.
Portanto, em relação a todos os componentes da inteligência emocional, é de extrema importância que a mesma possa ser desenvolvida. O processo não é fácil. Leva tempo e, acima de tudo, requer empenho. Mas os benefícios que advêm de uma inteligência emocional bem desenvolvida, tanto para o indivíduo como para a organização, fazem com que o esforço valha a pena.
Goleman, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. 1° ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. recurso digital
Colunista
Joseane Bini
Psicologia – 10ª fase