Conseguir oportunidades para empreender pode ser bem difícil. Dependendo do setor onde você pretende atuar, pode ser bem difícil encontrar os clientes certos, especialmente quando seu negócio é ideal para quem faz pedidos maiores. Porém, isso não significa que pequenos empreendedores não tem acesso a tais oportunidades. Um bom exemplo disso é a possibilidade de trabalhar através de editais.
Aqui na CINF, prestamos auxílio a vários empreendedores da região do Alto Vale do Itajaí. Os editais são um dos principais caminhos para muitos negócios conseguirem ótimas oportunidades de trabalho junto a órgãos públicos e outras empresas. E se engana quem acredita que apenas negócios de grande porte podem aproveitá-los. Tudo que você precisa é saber como eles funcionam e como acompanhá-los.
Para te ajudar com isso, vamos explicar um pouco melhor o que são os editais, como eles funcionam, quem pode se inscrever e como você pode acompanhá-los. Confira.
O que é um edital?
Quando um órgão público ou outra instituição busca profissionais para fazer algum serviço, o mais comum é que seja aberto um edital, um documento de divulgação que anuncia qual é a demanda da instituição e que tipo de empresa estão procurando. A partir disso, os empreendedores podem se inscrever no edital para terem uma chance de serem escolhidos para prestar o serviço.
Como funciona a participação?
A forma como é feita a participação em um edital depende da instituição que o elaborou. O mais comum é que haja um redirecionamento para uma página online, onde você pode fazer sua inscrição. O documento também contém outras informações, como datas importantes e documentos/dados que precisam ser fornecidos ao longo do processo.
Uma vez concluído o processo de inscrição, a instituição avaliará os candidatos ao projeto, determinado qual deles está mais apto a cumprir sua demanda. Depois dessa análise, ela fará um chamado para a empresa ou as empresas que se qualificaram.
Quem pode participar?
As limitações em relação à participação em um edital são definidas pela instituição que o emitiu. Como já mencionamos, ele contém especificações para o tipo de empresa, nível de especialização, disponibilidade, localidade e duração do projeto. Basta ler atentamente para conferir quais são as restrições e se seu negócio se encaixa nelas.
Muitos empreendedores acreditam que apenas grandes empresas podem utilizar esses editais, mas isso é um grande engano. Na realidade, vários editais são voltados para os pequenos empreendimentos e startups, feitos tanto com o intuito de suprir uma demanda quanto de incentivar negócios locais e seu crescimento.
Como você pode descobrir novos editais?
Acompanhar os editais a medida que eles surgem pode ser um desafio para muitos micro e pequenos empreendedores, já que eles surgem e fecham frequentemente. Sendo assim, o melhor caminho é conhecer os possíveis editais e ficar atento para quando eles abrirem.
A CINF sabe como essa tarefa pode ser difícil. Por isso trabalhamos para reunir e divulgar estes editais a medida que eles surgem, facilitando o acesso dos empreendimentos a estas oportunidades de crescimento.
Agora você entende melhor como funciona um edital e como participar. E para continuar bem informado sobre eles, siga nossas redes sociais Facebook ou Instagram.