Iniciou nesta semana a obra de ampliação do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF). O prédio, que terá 1.963,40m² em área construída, contará com salas de incubação de projetos e empresas, novos laboratórios, spin-offs de empresas, startups, e espaços para empresas com projetos de inovação e a criação de novos ambientes de convivência e geração de inovação.
O investimento de mais de R$ 7,5 milhões foi um repasse do governo do estado para a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação. O valor é destinado a ampliação da estrutura com a construção de um novo espaço, em frente ao prédio atual, que continuará fazendo parte do Centro, abrigando auditório, café e salas das empresas já instaladas.
O termo foi divulgado no final do mês de junho/2022, por meio do Diário Oficial da Estado (DOE). Após a notícia já começaram os preparativos para encontrar a empresa que executaria o projeto dentro dentro do prazo estabelecido. Segundo Charles Roberto Hasse, Coordenador do Projeto de Ampliação , a obra tem como previsão de finalização 18 meses e a execução total do projeto em 24 meses.
“Acreditamos que a ampliação do Cinf não somente se somará aos esforços já empreendidos pelo Centro de Inovação como irá colaborar sobremaneira para o destaque da região do Alto Vale do Itajaí em termos de inovação e desenvolvimento”, afirmou Hasse.
Durante esta semana já devem ser iniciada as perfurações para a fundação do prédio; em seguida, será colocado as estruturas pré-moldadas e metálicas serão acomodadas na obra. “Estão sendo realizado os serviços iniciais e o departamento de trânsito municipal está ciente do início da obra”, completou Hasse.
O Cinf já vem realizando um forte trabalho de inovação na região, o que o tornou o hub de inovação do Alto Vale, mas com essa ampliação o Centro passa a ter um consolidação mais forte, como afirma o gestor e secretário do comitê de implantação, Gabriel de Borba Neto. “O novo prédio representa mais que um espaço, é a consolidação de um projeto que estava sendo buscado a muitos anos. Representando novas oportunidades de negócios e de aumento da competitividade econômica da região”, declarou o secretário.