O cenário cultural de Rio do Sul ganhou uma nova energia na noite de sexta-feira, 28 de novembro de 2025, com a reinauguração do Teatro Embaixo da Ponte, espaço que se tornou símbolo da relação entre criatividade, ocupação urbana e inovação na cidade. A cerimônia reuniu autoridades locais, representantes de entidades parceiras, artistas e convidados para celebrar a nova fase do teatro, localizado sob a Ponte Curt Hering, junto ao Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF).
A abertura oficial contou com a apresentação especial de “A Descoberta das Américas”, espetáculo de Julio Adrião, vencedor do Prêmio Shell e reconhecido nacionalmente. A sessão exclusiva marcou o início da nova programação, que segue com atividades abertas ao público no fim de semana e ao longo de dezembro.
Um espaço reestruturado e preparado para novas experiências
O Teatro Embaixo da Ponte recebeu uma completa revitalização estrutural e técnica, possibilitando uma experiência de espetáculo mais confortável, versátil e acessível. O novo espaço conta com:
-
Palco renovado
-
Sistema de sonorização e iluminação profissional
-
Ambiente climatizado
-
Portas automáticas
-
Novas cadeiras
-
Dois containers de apoio
-
Capacidade para 85 pessoas
Para o ator e diretor Willian Sieverdt, da Trip Teatro, que integra o processo de reestruturação, a reinauguração representa um marco importante para a cultura local.
“O nosso teatro é o lugar mais nobre da cidade, como definiu Luis Fernando Verissimo quando visitou o espaço em 2015. É um projeto que mostra como o trabalho conjunto de artistas, agentes culturais, empresas e entidades ressignifica lugares e potencializa a cultura do Alto Vale.”
O Teatro Embaixo da Ponte é hoje uma associação e também um Ponto de Cultura, o que amplia sua inserção em redes artísticas estaduais e nacionais. Um espaço cultural conectado ao ecossistema criativo.
Uma realização coletiva em parceria com o CINF
A reinauguração no espaço no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), é uma ação da Unidavi, da Acirs e de agentes e coletivos culturais que atuam há anos na manutenção e ativação do espaço.
O projeto foi viabilizado com recursos do Edital Revitaliza SC, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e também com recursos da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. A programação conta com apoio da H Bremer.
Para saber mais sobre a nova fase do teatro e sua programação completa, acesse:
🔗 www.teatroembaixodaponte.com.br






