fbpx

Representantes de entidades definem ações para o desenvolvimento da inovação no Alto Vale do Itajaí

Durante a reunião de governança do Ecossistema Local de Inovação (ELI) do Alto Vale, realizada na manhã desta quinta-feira, 3 de março, no Sebrae, em Rio do Sul, foram discutidas as estratégias do planejamento para 2025.

A Fiesc é uma das entidades participantes da governança do ELI e contribui com sua expertise, voltada ao setor industrial. “O desenvolvimento das indústrias não acontece sozinho, é resultado de uma atuação ecossistêmica. Precisamos ir além da nossa atuação, articulando com as demais entidades para acelerar o desenvolvimento econômico da região. Colaboramos de forma local com o ecossistema e também o conectamos com a nossa rede de inovação estadual e nacional, como o Faber Up, o Observatório, as soluções digitais, os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e, por conseguinte, com institutos de pesquisa internacionais”, ressaltou Fabiano Bachmann, gerente executivo regional do Sesi/Senai/IEL do Alto Vale.

No encontro, foram atualizadas as informações sobre os grupos de trabalho do ELI, a Jornada de Empreendedorismo Inovador, o Escritório de Projetos, a legislação de inovação, a integração entre médias e grandes empresas, a consolidação da governança, além das ações prioritárias e eventos previstos para este ano.

“O principal valor gerado até o momento é a união das instituições para discutir com frequência as iniciativas. Estamos na 9ª reunião e já mapeamos as ações que estão acontecendo dentro do ecossistema. Aos poucos, isso vai gerar resultados. Temos um planejamento com cinco estratégias para criar uma cultura de inovação no Alto Vale. Esse movimento é dinâmico e irá mudar de direção muitas vezes, até chegarmos onde queremos. A expectativa é fazer as instituições se movimentarem para a mesma direção – o desenvolvimento econômico – usando a inovação como meio para isso”, explicou Marcos Daniel de Souza, consultor de Inovação do Sebrae.

A próxima reunião de governança do ELI está prevista para início de abril. As instituições integrantes são: Unidavi, IFC, Uniasselvi, Senai, Sebrae, Acirs, Cinf, Sassafrás, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, além de empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Eletro Metalmecânico, Têxtil, Startups e grandes corporações.

Fotos da reunião 
Fonte: Debora Claudio, Assessoria Fiesc

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente