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Quais as diferenças entre startups e empresas tradicionais?

Quais as diferenças entre startups e empresas tradicionais?

Nos últimos anos, o empreendedorismo se tornou uma das opções mais comuns para muitas carreiras. Cada vez mais profissionais resolvem deixar o regime de trabalho em CLT e investir na criação do seu próprio negócio. Dentre estes negócios, surgem modelos de negócio que propõe soluções inovadoras para resolver problemas reais e que procuram escalabilidade para potencializar seu crescimento, como é o caso das startups.

Segundo a Associação Brasileira de Startups – (Abstartups) já são mais de 13 mil startups (novembro/2020) mapeadas em todo o Brasil, nos mais diferentes segmentos de atuação: educação, saúde, bem-estar e outros. E esse número só tende a aumentar, já que vemos que muitas pessoas estão mais interessadas com essa temática de crescimento exponencial e negócios inovadores.

Mas apesar da fama, startups não são restritas apenas ao ramo de tecnologia. Conforme dados da Abstartups, há vários segmentos de atuação de startups. E estas, utilizam da tecnologia para potencializar ações do negócio, mas não que seja via de regra. Até por que as características essenciais de uma empresa startup são: a alta repetibilidade e escalabilidade para atender a uma demanda crescente e a busca pela inovação.  E aí podem ou não utilizar de tecnologias para atingir seus objetivos.

Além das características essenciais de uma empresa startup, também existem alguns aspectos que distinguem um modelo de empresa tradicional de uma empresa startup. Listamos aqui algumas das principais diferenças entre os dois formatos. Confira:

Empresa startup

  1. Ambiente organizacional

Startups são definidas pelo alto risco de seus modelos de trabalho, os quais dependem de crescimento rápido para atingirem um ponto de estabilidade. Sendo assim, o ambiente organizacional requer profissionais proativos e que cooperem em um ambiente propício a autonomia, mudanças e a lidar com vários problemas. Todos participam do crescimento da empresa, e por vezes precisam desempenhar várias funções no início da operação. Nas empresas tradicionais, o colaborador geralmente é atribuído a alguma tarefa e normalmente tem restrição quanto a mudanças.
Startups se valem principalmente da flexibilidade e da inovação. Modelos tradicionais se valem da experiência e da estabilidade já adquirida para gerar resultados consistentes.

  1. Modelo de crescimento

Outra diferença chave entre startups e empresas tradicionais é a forma como o crescimento e desenvolvimento do negócio são planejados. No modelo padrão, a maioria dos investidores e proprietários tendem a fazer uma projeção conservadora de crescimento, preferindo um ganho menor em troca do risco reduzido de perda. As startups, pela sua própria natureza, tendem a seguir o caminho oposto, priorizando altos riscos com altas recompensas.

Isso não significa que decisões são tomadas sem o devido planejamento. Pelo contrário, são tomadas várias atitudes para mitigar riscos e alcançar esse sucesso. Empreendedores que atuam sem o devido planejamento tendem a prejudicar as próprias startups antes mesmo de atingirem o objetivo.

  1. Estrutura da empresa

A forma como negócios tradicionais e startups são construídos também tem diferenciação.  Uma empresa que já está consolidada no mercado tem um fluxo de operação estruturado e direcionado aos seus processos.  Atuam com planejamento rígido e tem como resultado um crescimento mais lento.

Já as startups são focadas em uma ideia ou oportunidade construídas ao redor dela. Sua estrutura é voltada para a sua sobrevivência frente a concorrência e ao valor do retorno investido. Precisam resolver uma “dor” específica do mercado, mesmo que não seja uma demanda imediata. É como apresentar um produto novo ao mercado que traz uma solução que as pessoas não sabiam que precisavam antes de fazer a primeira compra.

Mas lembre-se, embora uma empresa seja tradicional, ela pode e deveria praticar ações inovadoras no negócio. Muitos exemplos podem ser replicados de boas ações de startups e assim potencializar, crescer, ganhar competitividade no negócio. E para os startups, o foco principal é validar seu negócio e se estabelecer como uma empresa sustentável, é importante fixar metas e caminhos para atingir o objetivo desejado.

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