A pandemia acelerou tanto a implantação de novas tecnologias quanto o desenvolvimento e aprimoramento de outras.
O que podemos esperar para 2021? Especialistas comentaram as principais tendências de tecnologias para este ano.
Meios de pagamento – As formas de pagamento foram ganharam destaque através de serviços de fintechs deste segmento. E também as funcionalidade de pagamento sem contato, por aproximação e o pagamento por PIX só tendem a acelerar ainda mais o uso de tecnologia em meios de pagamento.
Open finance – Este sistema faz com que as organizações ofereçam produtos financeiros, obedecendo a regulações pré estabelecidas do dono da informação (do cliente).
Educação digital – Novas tecnologias e metodologias educacionais ganharam destaque, especialmente na educação corporativa.
Trabalho remoto – Desde o início da quarentena, 46% das empresas brasileira adotaram o trabalho remoto, de acordo com o estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA). A adoção ao modelo ainda deve crescer ao menos 30% no país após o fim da pandemia. Para isso, é necessário fazer algumas adaptações também no modelo de gestão, como estabelecer novas formas de se comunicar, gerenciar o tempo e priorizar demandas.
Telemedicina – A expansão do uso da telemedicina no Brasil, em ritmo acelerado durante a pandemia, fez com que mercado e pacientes identificassem vantagens nesse conjunto de sistemas. Como por exemplo o uso mais massivo da tele consulta. Dessa forma, o médico tem mais chances de identificar doenças em estágio inicial e aumentar chances de recuperação no paciente entre outros casos.
Gestão de pessoas – O setor de gestão de pessoas precisou se readaptar e entender como se manter próximo dos colaboradores mesmo à distância. Isso demonstrou que os líderes precisam ter dados para realizar diagnósticos e ações ágeis, sempre em prol das pessoas. Essa é uma tendência que certamente veio para ficar.
Matéria na íntegra do Economia SC.