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Planejamento em tempos de incertezas.

Em tempos adversos, como no caso da pandemia da COVID-19, muitas empresas passam por dificuldades e precisam se reestabelecer e se readaptar. Estas situações requerem mais do que nunca, a análise e a organização dos objetivos e metas para o negócio: o planejamento estratégico.

O planejamento em si, é relevante em qualquer esfera da vida. É uma importante ferramenta de gestão e organização. Mas o que compreende um planejamento? Qual sua importância e quais fatores são essenciais para montar um planejamento estratégico empresarial? Acompanhe com a gente alguns pontos fundamentais.

O que é um planejamento estratégico empresarial e qual sua importância?

O planejamento envolve objetivos, metas e estratégias. Para a empresa, um fato essencial do planejamento é como serão investidos os recursos (financeiros ou não) e quais são os resultados esperados através de um plano. O plano pode e deve contemplar o tempo em curto, médio e longo prazo. Pois objetivos são alcançados de acordo com as condições e prazos ao longo de um trajeto.

O planejamento ameniza os riscos e em um período de crise é crucial para tomada de decisões, possibilitando uma maior segurança. O planejamento não deve ser algo estático. Pode e deve ser reavaliado sempre que necessário.

Planejamento empresarial
Como fazer o planejamento empresarial?

Como fazer o planejamento empresarial?

Considerando esses pontos, já pode-se verificar que planejamento é fator importante para atravessar um período de crise. A questão agora é por onde começar. Confira aqui algumas dicas práticas para implantar no seu negócio.

  1. Faça um diagnóstico da empresa

Antes de tomar qualquer decisão com relação ao seu planejamento, o primeiro passo é ter um panorama sobre seu negócio e seu funcionamento. Quais são os recursos disponíveis, qual é o desempenho atual da equipe, se as finanças estão equilibradas, etc. Essa será a base para todos os outros passos do seu planejamento estratégico.

  1. Crie metas realistas

Com um diagnóstico mais esclarecido, o passo seguinte é decidir onde você quer chegar com seu negócio e em quanto tempo pretende alcançar essa meta. Para isso, defina um prazo, como um trimestre ou um ano, e defina que a meta precisa ser cumprida até lá. É importante que essa meta seja quantificável, pois isso facilita seu acompanhamento.

  1. Defina seus KPIs

Falando em quantificável, você também deve estabelecer seus Indicadores Chave de Performance, ou KPIs. Estas são métricas que melhor refletem seu progresso em direção à sua meta, ajudando você a acompanhar seus resultados e definir se e quando ela foi alcançada.

  1. Tenha planos de contingência

Em uma crise, é quase certo que algumas coisas (para ser otimista) não sairão como o esperado. Por isso, o ideal é ter flexibilidade e ao menos um ou dois planos de emergência. Dessa forma, você consegue minimizar perdas quando necessário.

  1. Invista em ferramentas de gestão

Por fim, mas não menos importante, utilize ferramentas para administrar seu  negócio. Uma forte aliada é a tecnologia. Sistemas de gestão, ERP, entre outros recursos, são fundamentais para garantir um gerenciamento mais assertivo do seu planejamento estratégico.

Esperamos que estas informações te ajudem a melhorar o planejamento da sua empresa. Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

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