Hoje em dia, as empresas capazes de trazer algo novo para o mercado são as que mais conseguem se destacar e alcançar maior rentabilidade. Porém, há muitas práticas tradicionais que vão contra esse objetivo, atrasando bastante o processo de inovação em diversos negócios.
O conceito de Open Innovation é uma filosofia que vai diretamente contra isso, com o intuito de mudar a forma como cada empresa lida com seus problemas e produz inovação. Se quiser entender melhor este assunto, acompanhe.
O que é Open Innovation?
A “Inovação Aberta”, como também é chamada, consiste em uma mudança de paradigma dentro das empresas. Ao invés de estabelecer a inovação como algo vindo exclusivamente dos seus colaboradores, a ideia é que todo o seu conhecimento deve ser compartilhado e trocado com outros agentes, tanto parceiros quanto clientes. Dessa forma, todas as partes envolvidas podem se beneficiar do compartilhamento de propriedades intelectuais, contribuindo com o aprimoramento de produtos e serviços.
Quais os benefícios do Open Innovation?
-
Redução de custos
Quando você compara os ganhos obtidos através da inovação aberta com os custos que normalmente seriam necessários para alcançar os mesmos resultados em situações normais, fica clara a diferença. Com mais mentes diferentes trabalhando em busca dos mesmos objetivos, todos podem focar tempo e energia em tarefas onde serão mais rentáveis.
-
Clientes envolvidos no processo de P&D
O feedback do cliente é um ingrediente indispensável para o aprimoramento de qualquer produto ou serviço. Sendo assim, por que não os colocar como uma parte integrante de suas pesquisas e projetos? A longo prazo, isso contribui com a maior proximidade com o público e aumenta a qualidade geral dos seus produtos e serviços.
-
Valorização da marca
Mesmo que nem todos do seu público se tornem agentes ativos do seu negócio, você ainda poderá aumentar a proximidade com eles e com suas demandas. Dessa forma, você ajuda a construir uma marca mais forte e atrativa para o grande público, que é algo muito importante em qualquer plano de negócios atualmente.
-
Captar novos talentos
Além de ser algo positivo para chamar a atenção do seu público consumidor, a inovação aberta também é muito útil para atrair profissionais de talento. Estes que vão contribuir ainda mais com o crescimento do seu negócio como um todo.
Como implementar a Open Innovation?
-
Eventos
Existem vários eventos profissionais voltados para determinados segmentos de mercado, o que contribui com o compartilhamento aberto de conhecimento. Você mesmo pode organizar eventos assim ou pode participar de alguns para maximizar seu desempenho.
-
Crowdsourcing
Com a tecnologia digital, é possível criar grandes bancos de informações e plataformas de comunicação entre empresas. Estas que podem ser usadas para troca de conhecimentos e inovação. Um caminho simples, mas muito eficaz, para o Open Innovation.
-
Cocriação
Por fim, você pode buscar parceiros estratégicos e trabalhar diretamente com eles para promover a inovação. É um método mais eficaz se você já tem um objetivo bem claro para suas tarefas.
Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.