Na manhã desta segunda-feira, 22/05, chegou ao CINF (Centro de Inovação Norberto Frahm) os pilares de sustentação da obra de ampliação do centro, iniciada em janeiro deste ano. A chegada das estruturas marca uma nova etapa na edificação do prédio, que é símbolo do desenvolvimento, empreendedorismo e inovação na região do Alto Vale do Itajaí.
Após um período de seis meses de preparo do canteiro de obra, fundações e base que irá receber os pilares de sustentação, chega a fase de trabalho dos pré-moldados. As peças serão entregues durante todo o mês de maio, como afirma Gabriel B. Neto, executivo da Acirs, uma das entidades responsáveis pela gestão da ampliação, “toda logística da obra teve muito preparo, um projeto demorado, mas pensamos nessa estratégia para não gerar tempo ocioso, o que poderia ter deixado a obra parada por um longo período”, completou. Ainda segundo ele, os pilares devem ser fincados no início de junho.
Por se tratar de um grande projeto, é normal que edificação possa causar alguns eventuais transtornos à população que reside nas proximidades do Cinf, mas como afirma Gabriel, os comerciantes, que estão ao entorno do centro, foram chamados para uma conversar para explicar as mudanças e falar sobre o potencial que a obra irá gerar à região. “Queremos deixar a comunidade preparada, pois quando se trata de obras, algumas mudanças sempre acabam acontecendo. Toda essa logística foi feita juntamente com a Prefeitura e repassada as pessoas que possuem comércios nas proximidades do Centro”, disse ele.
A obra
No mês de janeiro (2023) foi iniciado um dos processos mais importantes do projeto de ampliação do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), a implantação das estacas raiz que servirão de base para toda construção. A partir desta etapa restam 18 meses para a conclusão da obra.
Segundo o engenheiro fiscal, Samuel J. Folcz, a previsão para a finalização da fundação em estaca raiz é de 6 semanas. O próximo passo é a execução dos blocos de fundação. “Estamos agora em contato com a empresa de pré-moldado contratada (Kurtz) para compatibilizar o projeto do pré-moldado para liberar a produção”, completou ele.
As obras começaram no final do mês de novembro e inicialmente a empresa fez a organização do espaço e do canteiro de obras. Agora em janeiro está sendo preparado a área que irá receber a parte de pré-moldados.
Segundo o gestor de inovação e secretário do comitê do Cinf, Gabriel B. Neto, o modelo de construção utilizando pré-moldados foi escolhido pois o objetivo é que a obra prossiga sem intervalos. “Enquanto é feito todo o preparo aqui no Centro, a empresa responsável pela produção já está em trabalho juntamente com a executora da obra para concluirmos o projeto no prazo de 18 meses”, afirmou o gestor.
Os trabalhos do Cinf continuam sendo realizados normalmente durante esse período de obras, apenas uma pequena parte do estacionamento precisou ser interditada, visando a segurança de quem transita no espaço diariamente. As visitas aos espaços culturais do Cinf e as demais entidades instaladas junto ao atual prédio também não sofreram nenhuma interferência por conta da obra.