“Inovar para evoluir, evoluir para transformar”. Essa foi a máxima do InovaRSL Summit 2022, evento que reuniu mais de 600 pessoas em sua terceira edição que aconteceu na quinta-feira, 19 de maio, no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), em Rio do Sul. A programação contou com rodadas de palestras, feira de negócios, painéis, networking e gastronomia.
Focado em alavancar o empreendedorismo e estabelecer conexões através do conhecimento tecnológico e da aproximação de entidades, instituições de ensino e empresas, o InovaRsl Summit promoveu inúmeros debates, como, por exemplo, o avanço do mercado digital e suas nuances. Além disso, nos painéis de Ecossistema de Inovação, o evento destacou a relevância do ensino e da tecnologia para a transformação da sociedade, capacitou o público com conteúdos apresentados em diferentes formatos e espelhou o desenvolvimento e atuação das indústrias e empresas de diversos segmentos da cidade.
Dividido em três eixos, o evento iniciou na manhã de quinta com o “Conexão Summit”, que teve a participação da Rede Catarinense dos Centros de Inovação. À tarde, aconteceram as palestras simultâneas, organizadas em trilhas de conhecimento, sendo: Inovação, Transformação Digital e Tecnologia, com quatro palestrantes em cada uma. Neste momento, o principal objetivo consistia em estimular o público à reflexão para ressignificar estratégias e repensar negócios de forma inovadora. E à noite, para encerrar, o ex-diretor do Tinder e atual chief digital officer na L’Oreal, Andrea Iorio foi o responsável pela palestra master e lotou o espaço do CINF.
Para o Co-Founder e CMO na Remake Business e coordenador do Núcleo de Inovação da Acirs, Alexandri Cristino, encontros realizados neste formato possuem características únicas e expressivas. “Eventos como o InovaRsl Summit fomentam o empreendedorismo no Alto Vale de três formas: a primeira delas é o conteúdo apresentado de maneira diferenciada. O segundo é reunir as empresas, entidades e instituições de ensino da região, tanto gestores como colaboradores e promover a troca de conhecimentos e networking. Cristino também prestou auxílio na organização e ressalta a necessidade de união entre cidades, empresas e setores para garantir mais solidez para um evento como o InovaRsl Summit. “O terceiro ponto, talvez o mais implícito, é o fato do evento se apresentar como um desafio, onde os organizadores têm ainda mais conhecimento sobre a própria capacidade de realização. Isso nos motiva a continuar e criar desafios maiores no futuro e envolver outros municípios, pois o CINF é de todo o Alto Vale”.
Assim como boa parte das pessoas que estiveram presentes no evento, o italiano Andrea Iorio, que há cerca de 10 anos mora no Brasil, também passou por uma série de estudos, pesquisas, aprendizados e readequações quando começou as atividades no mercado digital. E compreendeu a importância de mudar a rota quando necessário porque a estratégia é essencial na dinâmica dos planejamentos. Iorio acredita que mais do que se aprofundar em um assunto é preciso entender os temas correlacionados que possam existir. “De acordo com a Del Technology, até 2030, 85% das profissões ainda serão criadas. Ou seja, tem muita novidade vindo por aí. Quando olhamos para a carreira de quem está começando, conseguimos enxergar o que a maioria de nós herdou de um mundo pré-digital: a crença de que uma única especialização seria a forma de encarar uma profissão. A ideia não é você se prender a um conhecimento único, pois, devido às mudanças inerentes do mercado, é preciso se reinventar e estudar constantemente. E como acompanhar essas transformações? Como se preparar para as mudanças? Essa é a provocação”, afirma.
Iorio pontua que é preciso estar atento ao mercado e não resistir às transformações. “A mudança acontece o tempo todo, afinal há atualizações de aplicativos, modificações nos formatos em que um conteúdo é entregue ao usuário, através de vídeo, podcast ou imagens, e surgem novas formas de consumo. O marketing digital me fez entender que as plataformas (como Youtube, Facebook, TikTok, Instagram) são os melhores recursos para fazer negócios hoje, onde o alcance de pessoas, o relacionamento e a experiência oferecida ao cliente são os principais focos desse setor”.
O InovaRsl Summit é uma iniciativa dos Núcleos de Inovação e Tecnologia de Informação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) em parceria com a UNIDAVI, IFC Campus Rio do Sul, FIESC Alto Vale e Sebrae, Fapesc e CINF.
Texto da Assessoria de Comunicação da Acirs.
Veja as fotos do evento aqui.
Créditos: Nina Pirola