Neste sábado, o Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF) celebra seus seis anos de atuação em prol da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento regional. Mais do que um espaço físico, o CINF, que foi inaugurado no dia 10 de maio de 2019, se consolidou como um verdadeiro ecossistema de possibilidades — um ponto de encontro entre pessoas, ideias, empresas e instituições que acreditam no futuro do Alto Vale do Itajaí.
Ao longo desses 6 anos, o CINF tem desempenhado um papel estratégico na articulação do ecossistema local de inovação. Desde 2019 o Centro acumulou importantes conquistas. Entre elas, a captação de mais de R$ 14,9 milhões em recursos via editais estaduais e federais, que têm garantido a sustentabilidade de suas ações e a ampliação de sua infraestrutura. Além disso, o CINF atua como fomentador de políticas públicas de inovação, apoiando diversas iniciativas, como o desenvolvimento da nova Lei de Inovação municipal de Rio do Sul.
A atuação do Centro inclui programas de mentorias, iniciativas culturais e sociais, apoio no desenvolvimento de governança regional, incentivo à inovação pública e empresarial, promoção da internacionalização e a realização de eventos de referência, como o InovaRSL Summit e o recém-lançado Connect Cities – Fórum de Cidades Inteligentes do Alto Vale. Foram mais de 100 eventos apoiados, mais de 6 mil visitas recebidas entre 2022 e 2024, e uma rede de mais de 40 mentores atuando voluntariamente junto a startups e empreendedores.
Um futuro em construção
Com a obra de ampliação em fase final de construção, o CINF viverá, nos próximos meses, um dos marcos mais simbólicos de sua trajetória. O prédio, que integrará salas corporativas, espaços colaborativos, auditório e laboratórios, já tem mais de 80% da sua capacidade ocupada por empresas da região — evidenciando a demanda crescente por ambientes preparados para inovação e tecnologia. A nova estrutura não apenas ampliará a atuação do CINF, como também consolidará o Alto Vale como uma referência estadual em ecossistemas de inovação.
A atuação junto à comunidade também se destaca: com ações como o Tur Inova (turismo industrial e de inovação), oficinas com escolas, visitas guiadas e apoio à inclusão digital.
Como afirma o Gestor executivo do complexo, Gabriel de Borba Neto, a cada passo, o CINF reafirma seu propósito: fortalecer a cultura da inovação e colaborar com a transformação econômica, social e tecnológica do Alto Vale e de toda Santa Catarina.
“Seis anos depois, o CINF celebra não apenas números, mas o impacto gerado: projetos concretizados, ideias tiradas do papel, conexões realizadas e uma região cada vez mais engajada com o futuro. Essa data é um convite para olharmos para tudo o que já foi construído e, principalmente, para o que ainda está por vir.”, completou o gestor.
Parabéns ao CINF e a todos que fazem parte dessa história!
O futuro do Alto Vale segue sendo construído… todos os dias.