fbpx

Estudantes buscam soluções para indústrias do Alto Vale

Cerca de 120 pessoas, entre estudantes, professores e gestores de empresas participaram do lançamento do Protalent, neste sábado, 31 de agosto, em Rio do Sul. O programa é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Fiesc, e tem como objetivo trazer desafios reais das empresas para serem resolvidos por estudantes de graduação, ensino técnico ou aprendizagem industrial.
“O Protalent é uma oportunidade para os alunos conhecerem a realidade das indústrias e contribuírem para a melhoria dos processos, além de mostrarem seus talentos para um possível estágio ou contratação”, explicou Fabiano Bachmann, gerente executivo do Sesi/Senai/IEL no Alto Vale.
“O programa foi criado para as indústrias descobrirem seus futuros talentos, se relacionando mais com as instituições de ensino. A ideia é gerar valor para todos, empresários, estudantes e professores e, com isso, fortalecer o ecossistema de inovação”, contou Eliza Coral, gerente executiva do IEL/SC.
A Rioar Automação escolheu dois desafios para os estudantes: um sobre prospecção de mercado para um produto desenvolvido e patenteado pela empresa e outro na área de Tecnologia de Informação para captação e gerenciamento de dados da área produtiva. “Estamos na expectativa pelas ideias que irão surgir e contentes em participar do programa, pois é bastante interessante e o primeiro a ser realizado aqui na região. Além disso, também é uma chance de captar mão de obra, que hoje é um gargalo nas indústrias”, disse Daniele Regina Theis, diretora da Rioar.
As atividades do Protalent irão acontecer durante três meses, mas a primeira ação já foi realizada durante a manhã, com visitas técnicas nas indústrias Bovenau e Rioar Automação Industrial. As demais visitas acontecerão nos próximos dias, na Folini Têxtil, Ical, Riosulense e Omil.
Durante o lançamento do programa, os estudantes também acompanharam a palestra “Como os jovens têm sido propulsores de inovação dentro das empresas”, com Silney de Aquino, head de Planejamento e Projetos da AMC Têxtil.

O Protalent está no formato piloto em Joinville e Rio do Sul, mas já existem especialistas atuando em várias regiões do estado.
O lançamento no Alto Vale contou com apoio da Fiesc, Sesi, Senai, Cinf, Unidavi, Folini, Rio, Ical, Bovenau, Omil, Rioar e IFC.

Com informações e imagens: Assessoria de Impresan FIESC

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente