Nos últimos anos, a criatividade e a inovação têm se tornado algumas das principais características de empresas de sucesso, tanto para novos empreendimentos quanto em negócios já estabelecidos. Não se trata mais de reproduzir uma metodologia, mas sim de se adaptar a novos contextos e encontrar soluções inovadoras para problemas antigos. Porém, é bem mais difícil colocar isso em prática do que muitos imaginam.
Como o mercado é altamente concorrido, é difícil para novos empreendimentos colocarem suas ideias a prova sem recursos à sua disposição. Diante disso, têm sido criados espaços chamados centros de inovação, os quais ajudam a promover a criatividade de novos empreendedores e viabilizar a sua entrada no mercado. Se você também está procurando sua oportunidade para inovar, então vale a pena se tornar parte de um.
Quer entender melhor o assunto? Então acompanhe e descubra o que é um centro de inovação e por que você deve se juntar a um.
O que é um centro de inovação?
Segundo o Guia de Desenvolvimento de Ecossistemas e Centros de Inovação, o Centro de Inovação (CI) é uma comunidade (física ou virtual) que promove cultura inovadora e empreendedora, capacita pessoas para negócios e conecta agentes de inovação.
Além disso, acomoda empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups e laboratórios de PD&I por tempos limitados. Em seu período de passagem pelo Centro, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado.
O CI oferece espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores.
Quais as vantagens de fazer parte de um?
Há diversos benefícios em se tornar membro de um centro de inovação. Alguns dos principais são:
1. Promovem novos empreendimentos
Uma função comum de um centro de inovação é atuar como incubadora. Estes espaços servem justamente para receber novos empreendimentos com ideias criativas, dando a eles os recursos necessários para começar suas atividades e desenvolver seus produtos. Excelente para o desenvolvimento de novos negócios.
2. Facilitam o networking
Dentro destes espaços, há sempre um grande número de empresas que podem contribuir com ideias, feedback e com os próprios serviços. É um momento excelente para promover o networking do seu negócio e criar parcerias estratégias dentro da sua empresa.
3. Reduz o tempo entre o início das atividades
Muitas novas empresas precisariam de meses ou mesmo anos para ver os frutos de seus investimentos. E isso com bastante dificuldade. Estar presente em um centro de inovação é uma forma simples e eficaz de acelerar este processo, visto que você terá o apoio de gestores mais experientes e uma estrutura mais robusta à sua disposição.
4. Dá mais segurança para o desenvolvimento do negócio
Gerenciar os riscos é cada vez mais importante para o sucesso de novas empresas. E contar com uma rede de apoio e cooperação é a melhor maneira de evitar diversas armadilhas comuns para novos empreendimentos.
5. Aproxima empresas e órgãos públicos
Por fim, mas não menos importante, estes centros também promovem a maior interação com os órgãos públicos e instituições de educação. Dessa forma, você evita certas burocracias e tem mais oportunidades de contribuir com a comunidade.
Achou interessante? Já está pensando em se juntar a um centro de inovação? Então entre em contato com a CINF agora mesmo e descubra como!