fbpx

Empatia – Por Joseane Bini

 

A empatia é o terceiro componente da inteligência emocional desenvolvido por Daniel Goleman. De todas as dimensões da inteligência emocional, a empatia é a mais facilmente reconhecida. Todos nós já sentimos a presença ou a ausência da empatia. 

Mas o que de fato significa empatia nos mundos dos negócios? Para um líder, não significa adotar as emoções das outras pessoas como suas próprias e tentar agradar a todos. Pelo contrário, empatia significa levar em conta ponderadamente os sentimentos dos funcionários, junto com outros fatores, no processo de tomar decisões inteligentes.

Pensando nisso, vamos pensar qual a importância da empatia como um componente da liderança? Temos ao menos três motivos: o número cada vez maior de equipes, o ritmo veloz da globalização e a necessidade crescente de reter os talentos.

Os desafios de liderar uma equipe ocorrem devido às diferenças de cada membro, há portanto um caldeirão de emoções fervilhantes. Muitas vezes são incumbidas de obter um consenso. Mesmo em grupos com apenas quatro ou cinco membros, alianças se formam e agendas conflitantes são propostas. O líder de uma equipe precisa ser capaz de sentir e entender os pontos de vista de todos ao redor da mesa, para isso é imprescindível ouvi-los. 

A globalização é outro motivo da importância crescente da empatia para líderes empresariais. O diálogo intercultural pode facilmente levar a erros de comunicação e mal-entendidos. A empatia é um antídoto. As pessoas que a possuem estão sintonizadas com as sutilezas da linguagem corporal. Elas conseguem ouvir a mensagem sob as palavras sendo proferidas. Além disso, possuem uma profunda compreensão tanto da existência como da importância das diferenças culturais e étnicas.

E por fim, a empatia desempenha um papel-chave na retenção dos talentos, particularmente na atual economia da informação. Líderes sempre precisaram de empatia para desenvolver e conservar bons funcionários.

Na próxima semana iremos conhecer o conceito de habilidade social, espero você!

Goleman, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. 1° ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. recurso digital

Colunista 

Joseane Bini

Psicologia – 10ª fase

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente