fbpx

Ecossistema de Inovação do Alto Vale se torna produto turístico

O Alto Vale do Itajaí ganha um novo atrativo para aqueles que desejam explorar a força econômica e inovadora da região. Trata-se do Tur Inova Alto Vale, uma iniciativa de turismo de negócios que está sendo profissionalizada por meio de uma parceria entre o SEBRAE/SC, o Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF) e a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O projeto lançado nesta quinta-feira, dia 27, tem como objetivo fortalecer o turismo na região, destacando as boas práticas empresariais no Alto Vale. “A dinâmica de recepção de visitantes já ocorre no CINF, que somente em 2024 recebeu mais de quatro mil pessoas interessadas no ecossistema de inovação da nossa cidade. Agora, com o Tur Inova Alto Vale, buscamos profissionalizar e expandir essa experiência”, destaca Ana Paula Rosenbrock, gestora de projetos do SEBRAE/SC.

Ana Paula explica que, para estruturar essa iniciativa, o SEBRAE mapeou diversas empresas da região, realizando um verdadeiro raio-x das condições de cada uma. “Avaliamos se essas empresas teriam capacidade de receber visitantes, quantos visitantes poderiam atender e qual seria o público mais adequado para cada uma. Todo esse processo foi organizado com o apoio do SEBRAE, garantindo que o Tur Inova Alto Vale seja uma experiência estruturada e estratégica para fortalecer o turismo de negócios na região”, complementa.

 “Queremos qualificar e estruturar esse movimento que já faz parte da rotina do Centro de Inovação. Frequentemente recebemos demandas de pessoas e empresas interessadas em se conectar, conhecer e criar laços estratégicos. Antes, atendíamos essas solicitações de forma informal, conforme surgiam. Agora, com o Tur Inova, seguimos o modelo de outros centros de inovação, promovendo conexões mais estratégicas e organizadas”, explica Gabriel Borba, gestor do CINF.

 A  Rioar é uma das empresas que abraçou o projeto. A empreendedora Luana Theiss, destaca a importância da iniciativa: “Entramos no projeto por se tratar de divulgar mais os cases da região. Eu já visitei muitos espaços voltados à inovação, para conhecer empresas, e tenho certeza que nossa região tem muito potencial. Nossa expectativa é ser mais conhecido através dos cases de inovação e, quem sabe, fazer futuros negócios”, disse.

 O Tur Inova Alto Vale faz parte do segmento de Turismo MICE (“Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions”), um tipo de turismo corporativo que movimenta significativamente a economia local, aumentando a ocupação de hotéis, incentivando o consumo de serviços e impulsionando o comércio. Em 2023, esse setor cresceu 11,4% no Brasil, movimentando R$ 118 bilhões, e representou 60% das reservas de passagens aéreas no país.

Experiências oferecidas pelo Tur Inova Alto Vale

O projeto propõe quatro experiências distintas para os visitantes que desejam conhecer de perto o ecossistema de inovação e desenvolvimento da região:

 Visita Institucional ao CINF: um roteiro guiado que apresenta o modelo de atuação do Centro, seus parceiros, programas e estrutura. (Duração: 1 hora / Gratuito)

 Visita Institucional + Palestra Temática: além do tour pelo CINF, inclui uma palestra sobre temas específicos relacionados à inovação e desenvolvimento regional. (Duração: 2 horas / Opcional: Coffee Break)

 Visita Institucional + Palestra Temática + Vivência (Visita Técnica): programação que engloba o tour, palestra e visita técnica a uma empresa parceira, de acordo com a área de interesse do grupo. (Duração: 4 a 5 horas / Opcionais: Coffee Break e transfer)

 Roteiro de Imersão Inova Alto Vale: experiências imersivas personalizadas, com interação entre empresas e lideranças regionais. (Duração: de 1 dia ou mais, conforme roteiro elaborado)

 Os interessados em conhecer o Tur Inova Alto Vale e agendar uma visita podem entrar em contato diretamente com o CINF ou acessar https://turinovaltovale.my.canva.site/.

Confira as fotos do evento

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente