Na última quarta-feira, 6 de setembro, a comunidade do ecossistema de inovação do Alto Vale do Itajaí esteve em Joinville para conhecer as principais iniciativas de inovação da cidade. Organizada pelo Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), em parceria com a Governança do Ecossistema de Rio do Sul e Sebrae, a missão técnica incluiu visitas ao Ágora Tech Park, Join.Valle e Instituto de Inovação Senai Joinville.
O objetivo da visita foi explorar de perto as práticas de governança, os modelos de atuação e os espaços dedicados à inovação em Joinville. Um dos pontos altos foi a visita à Ágora UNI , recém-inaugurada, que traz uma visão inovadora de modelo de inovação aberta, conectando empresas e Universidades em um ambiente colaborativo. E conhecer as práticas do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, Processamento a Laser e Excelência Operacional, que viabiliza a sinergia entre as necessidades da indústrias (e demais projetos) com o conhecimento técnico especializado de ponta.
A comitiva contou com representantes do CINF, da Associação Empresarial de Rio do Sul, do Niavi Polo Acate (núcleo de tecnologia da ACIRS), do Núcleo de Inovação da ACIRS, da Comunidade de Startups e de empresas privadas da região.
A programação começou com uma visita ao Ágora Tech Park, onde a comitiva conheceu projetos como a Liga Ágora, Living Labs, Ágora Share, Conect e Link Lab, que integram o hub e promovem a inovação e a colaboração entre startups e empresas.
À tarde, o grupo participou de uma reunião com o Join.Valle, instituição que atua na promoção da inovação e do empreendedorismo como vetores do desenvolvimento econômico em Joinville e região. Uma troca de experiências permitiu à comitiva compreender os desafios e as estratégias que impulsionam o ecossistema joinvilense.
A visita foi finalizada no Instituto de Inovação Senai Joinville, onde os representantes do Alto Vale puderam conhecer o maior sistema de processos a laser da América Latina, além de tecnologias avançadas em fabricação, impressão 3D de materiais metálicos, desenvolvimento de robôs para a Petrobras e o sistema de corte e gravação a laser.
Para os representantes do Alto Vale, a missão técnica trouxe aprendizados valiosos sobre como estruturar e fortalecer o ecossistema local, além de estreitar laços com um dos principais polos de inovação de Santa Catarina.