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E agora, o que muda?

E agora, o que muda?

Nos últimos meses, o mundo inteiro passou por diversas mudanças devido à pandemia da Covid-19. O trabalho foi uma das áreas mais afetadas nesse processo, gerando novas rotinas que tendem a se tornar permanentes. O importante agora é entender quais foram essas transformações e como elas podem mudar a vida do profissional e do empreendedor, mesmo daqueles que  atuam em um pequeno mercado.

Acompanhe e entenda melhor.

Tendências de mercado que foram potencializadas durante a pandemia

Já haviam várias tendências de mercado em ação quando a pandemia começou. Porém, enquanto algumas foram colocadas em espera, várias outras acabaram sendo potencializadas pelo isolamento social. Algumas delas são:

Por muito tempo, o trabalho a distância era uma realidade para poucos, até a pandemia da Covid-19, que forçou muitas empresas a se reajustarem. Especialistas apostam: o modelo veio para ficar.
Home Office, deve ser tendência.
  1. Home Office

Trabalhar em casa já tinha se tornado uma opção em algumas carreiras, especialmente para freelancers em áreas como design e consultoria. Porém, com as regras de isolamento social, o home office se tornou opção para muitos profissionais e empresas, ficando claro como esse é um caminho válido. Tais mudanças trouxeram para as empresas uma nova visão sobre o home office e suas vantagens, como a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade. Há uma forte tendência que este modelo de trabalho influencie as empresas e que essas fiquem cada vez mais flexíveis em relação ao trabalho remoto.

  1. Empresas e negócios digitais

Além do menor número de pessoas dentro de escritórios (devido ao home office), as empresas também estão reduzindo o total de espaço que ocupam. Muitas estão aderindo ao trabalho em formato digital e também a digitalização de processos, vendas entre outros. Viabilizando, assim, novos modelos de negócios.

3. Experiência do Consumidor

O engajamento e a fidelização dos clientes também tomou mais importância na pandemia. Por isso, melhorar a experiência do consumidor é uma grande tendência do mercado. Prover experiências positivas em integridade, resolução, expectativa, tempo e esforço, personalização e empatia são pilares que influenciam e propiciam decisões de compras e consumo, além de propiciar para a empresa um crescimento mais rápido e maiores vantagens competitivas frente a seus concorrentes, segundo a KPMG.

  1. Pagamentos digitais

Os pagamentos digitais ganharam força nesta pandemia. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) indicou o uso de métodos de pagamento por aproximação para evitar o contágio da Covid-19. Os métodos de pagamentos sem contato (contactless) passaram a ser mais utilizados pelos consumidores, seja através de aplicativos, cartões habilitados, carteiras digitais ou QR Code. Em especial no Brasil, nos próximos meses entrará em uso o Pix, que é o sistema de pagamento instantâneo desenhado pelo Banco Central do Brasil e aderido por todos os grandes bancos.

Investir em lifelong learning significa estimular de maneira voluntária, proativa e permanente o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, a partir das mais diversas experiências de aprendizagem.
Valorize o processo de aprendizagem entre os colaboradores.

Competências profissionais do cenário atual

A pandemia também tem colocado mais ênfase em determinados perfis profissionais. E certas qualidades, especialmente as softskills (habilidades interpessoais), têm se tornado cada vez mais importantes no atual cenário.

  1. Autogestão e liderança

A gestão de pessoas e a autonomia são importantes características do profissional atual. Com equipes mais enxutas e ênfase em inovação, é relevante que todo profissional seja capaz de tomar decisões no dia a dia. Isso inclui saber gerir o próprio tempo e as próprias metas, mesmo sem supervisão ou horários fixos. E também implica saber como motivar e engajar as pessoas do seu time, identificando as melhores competências de cada um, mesmo em situações adversas.

  1. Comunicação Eficaz

Habilidades de comunicação interpessoal, incluindo comunicação digital, fazem toda a diferença para o profissional moderno. Afinal, muitas vezes um problema é amplificado ou até mesmo criado pela comunicação ineficiente.

  1. Flexibilidade

Por fim, mas não menos importante, novas mudanças de mercado certamente vão ocorrer com cada vez mais frequência. Isso significa que, para continuar crescendo, um profissional deve ser capaz de se adaptar a diferentes contextos e encontrar novas soluções para novos e antigos problemas.

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