fbpx

#dicadefilme – King Richard: Criando Campeãs

O filme conta a história de vida de Richard Williams, pai de Serena e Venus Williams (hoje com 41 e 40 anos, respectivamente), estrelas do tênis feminino.

É um filme de drama, que passa a maior parte da trama no ambiente esportivo das quadras de tênis.

Elas treinavam desde pequenas (iniciaram no esporte na faixa dos 4 anos de idade), onde principalmente o pai era o responsável por todo o treino, e contavam com o apoio e auxílio da mãe (que também sabia jogar, mas mantinha um emprego formal, de enfermeira, de onde vinha grande parte do sustento da família).

Como não tinham condições financeiras para pagar um treinador para as duas filhas, Richard fazia o treinamento diário em quadras públicas de tênis, que davam uma estrutura mínima para que fosse possível a prática esportiva. Após horas de treino, ele as deixava em casa e ia trabalhar no período noturno, como vigilante.

1. Se planeje

No filme fica muito clara a obstinação do pai para que elas tivessem um futuro promissor por meio do esporte.

Assim, ele planejou muito e manteve suas metas sempre em mente (de conseguir um treinador para as meninas e de oferecer boas condições de vida, acadêmicas e profissionais). Como aprendizado, podemos entender que fazer planos a curto, médio e longo prazo é essencial, e que sem esse planejamento nada acontecerá, pois não teremos focado em nada (seja um novo emprego, um novo curso, trocar de carro, comprar uma casa maior entre outros).

Assim, se planeje, veja o que você realmente quer para que saiba o caminho a trilhar e atingir o que busca!

2. Aja

Não bastava apenas planejar uma carreira de sucesso para as meninas, era necessário colocar em prática os planos. Caso contrário, seria em vão tamanho planejamento.

Por isso, cenas do pai (Richard) tentando convencer treinadores famosos a aceitá-las em suas academias, indo até os locais mostrar como elas eram boas e que só precisavam de aprimorar a técnica e de investimento (pois o talento possuíam devido ao árduo treinamento) eram comuns.

Ele demorou muito para encontrar um técnico que ofertasse o que ele queria às filhas: suporte familiar (oferecendo um local de moradia para a família toda), um emprego para ele (auxiliando nos treinos, sendo remunerado por isso), investimento acadêmico (para que elas pudessem ter um ensino de qualidade) e principalmente às treinando.

Mesmo com diversos nãos, e sofrendo muito com o tratamento que recebia das pessoas (do desdém até mesmo agressões), Richard não desistiu até encontrar quem acreditasse no seu sonho (e claro, nas habilidades das meninas, que só precisavam ser “lapidadas”).

Com o passar do tempo, conseguiu o respeito que tanto almejava e as condições de vida que queria oferecer à família.

O que fica de lição para nós é que: mesmo com todas as adversidades, devemos ir atrás do que queremos, não esperando “cair do céu”. E que pode levar tempo, contudo valerá a pena!

3. Treine incansavelmente

O pai exigia muita dedicação de Serena e Venus aos treinos. Aquele ditado “faça chuva ou faça Sol” cabia bem ao que ele demandava delas.

Tanto que até já foi diversas vezes criticado por terceiros (e teve problemas com o conselho tutelar) por tamanha “exigência”.

Apesar de usar uma forma de treino excêntrica (e até mesmo inflexível), ele sabia que somente com disciplina, muito esforço e treino pesado que elas seriam de fato o que ele sempre falava: “vocês serão famosas um dia, estarão entre as melhores”. E tentava fazer ficar divertido, para que elas sentissem prazer com a prática do esporte.

Trazendo à nossa realidade, podemos ver pelo seguinte lado: as habilidades são “treináveis”, ou seja, tudo o que almejamos pode ser possível de ser atingido se tivermos o empenho necessário.

Podemos não ter o talento “natural” para X ou Y (seja uma profissão, um esporte, um idioma, um instrumento musical etc.); porém, com bastante esforço (e constância), atingiremos nosso objetivo.

4. Acredite em seu potencial

Como elas cresceram em um lar onde os pais (e as demais irmãs) sempre as apoiaram e acreditaram no talento e onde elas poderiam chegar por meio do esporte, as irmãs Williams tiveram uma boa formação da autoestima; e fica evidente que elas sabiam onde iriam chegar, já que tinham a dedicação necessária e “acreditavam em si mesmas”.

Como ensinamento, podemos frisar a importância do crer em nossas aptidões, pois quem nunca duvidou que conseguiria uma promoção no trabalho, um curso dos sonhos ou algo material melhor?

Assim, acreditar no nosso potencial é indispensável!

5. Ter humildade

Em alguns momentos do filme fica nítida a preocupação do pai com a forma que as filhas iriam lidar com a fama que o mesmo “sabia” que elas alcançariam futuramente.

Por isso, em certas situações ele deixou clara a importância da humildade, de não ser arrogante nas vitórias etc.

Isso leva a várias reflexões, principalmente nos mostrando para não sermos prepotentes e termos humildade perante às circunstâncias.

 

Texto por blog.majorano.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente