Nos dias 12 e 13 de novembro, uma comitiva de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí marcou presença no II Fórum Estadual de Gestores Públicos, realizado em Maringá, Paraná. A missão, organizada pelo Codensul (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul), com apoio do Sebrae, reuniu empresários, representantes de associações de classe, Sebrae regional, Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF) e Agência Sassafrás para participar do evento, que teve como objetivo discutir práticas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e planejamento estratégico.
Com foco na troca de experiências e na criação de novas diretrizes para o planejamento urbano sustentável, o fórum ofereceu palestras e paineis de debate sobre os principais desafios enfrentados pelos gestores públicos no desenvolvimento das cidades. Entre os temas envolvidos, destacou-se o conceito de Masterplan — um projeto de planejamento urbano que visa integrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais das cidades, promovendo um desenvolvimento equilibrado e eficiente, o Engajamento da Governança Compartilhada, e sobre práticas e políticas que melhoram o desenvolvimento sustentável dos Municípios.
Para a comitiva do Alto Vale do Itajaí, o evento representou uma oportunidade única de aprendizados, ccom cases e práticas de outros municípios e ecossistemas e se inspira em iniciativas de sucesso na área de gestão pública e desenvolvimento econômico. A troca de ideias e a possibilidade de construir parcerias com outras regiões são fundamentais para trazer novas abordagens ao Alto Vale e fortalecer a região com a integração pública e privada, sociedade civil e acadêmica.
A participação do CINF e da Agência Sassafrás reforça o compromisso em tornar o Alto Vale um grande polo de inovação e desenvolvimento no estado de Santa Catarina. “Nosso objetivo é colocar em prática as lições aprendidas no evento por meio de ações, programas, projetos e parcerias, para fortalecer o planejamento e o desenvolvimento de nossa região, promovendo um ecossistema de inovação cada vez mais conectado e sustentável”, ressaltou Ianaê Katiucia, Agente de inovação do CINF.