fbpx

#ColunaInovaçãonaPrática – Metaverso e suas possibilidades

E aí, galera! Aposto que vocês já ouviram falar em metaverso?
Mas o principal questão é saber como ele está se inserindo em nossa realidade e como a utilização desse ciberespaço pode alterar nosso cotidiano.

O metaverso é basicamente um mundo virtual, uma espécie de segunda vida, onde as pessoas podem interagir em tempo real com outras pessoas, jogar, trabalhar, estudar, enfim, fazer de tudo um pouco! Como se fosse um jogo de videogame, só que muito mais realista e com infinitas possibilidades.

A ideia é que, no futuro, o metaverso seja um lugar tão importante quanto a internet é hoje, e que seja uma extensão da nossa vida real. Imagina só poder viajar para qualquer lugar do mundo sem sair de casa, fazer compras em lojas virtuais com produtos que parecem reais, tudo isso enquanto interage com outras pessoas do mundo todo?

Mas não pense que é só uma coisa do futuro não, viu? Já existem várias iniciativas rolando com uso do Metaverso. Além disso, várias empresas estão trabalhando para desenvolver ainda mais essa tecnologia e criar um metaverso ainda mais imersivo e acessível.

Um dos cases  interessantes do uso do metaverso aconteceu no começo do mês de fevereiro na Colômbia, que resolveu inovar e sediou seu primeiro julgamento no metaverso! As partes envolvidas em uma disputa judicial de trânsito apareceram como avatares em um tribunal virtual. A juíza até usou uma toga preta em seu avatar! O caso ainda pode ter o veredito dado no metaverso. Isso é muito doido, né?

Enquanto muitos julgamentos estão acontecendo via Zoom e Google Meet, poucos foram no metaverso. Mas a tendência é que isso mude, já que gigantes como a Meta e a Microsoft estão investindo pesado nessa área. E a Colômbia tá na vanguarda, sendo um dos primeiros países a testar audiências judiciais reais no metaverso.

Magistrada fala durante audiência no metaverso realizada pela Justiça da Colômbia - Bogota"s Municipal Criminal Court 69 via Reuters
Créditos – Tilt UOL

 

 

????Curadores:Ianaê Katiucia C. Da S. e Patrick Abreu de Souza.
Agentes de Inovação no Centro de Inovação Norberto Frahm – CINF – Rio do Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente