O CINF – Centro de Inovação Norberto Frahm sediou, no dia 23 de julho, o Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Estiveram presentes Integrantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) , além de gestores e bolsistas de 12 Centros de Inovação.
A reunião foi uma oportunidade para trocar experiências e iniciativas, networking e integração entre o ecossistema catarinense de inovação.
“O encontro foi um importante passo para a materialização do que já vínhamos organizando enquanto rede. As conexões, o networking e as possibilidades de parcerias entre os centros se fortalecem com estes encontros e o estado de Santa Catarina ganha muito enquanto Ecossistema e Competitividade. Sediar o primeiro encontro foi muito gratificante e saber que já temos datas e locais para os próximos nos instiga ainda mais”, destaca o gestor do centro de Inovação, Gabriel de Borda Neto.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca o principal objetivo do encontro para a Fundação. “Buscamos uma atuação efetiva em rede. E nós só vamos conseguir ter uma atuação em rede se os gestores dos Centros se conectarem e gerarem atividades conjuntas, gerarem articulações e ações a partir de uma rede estruturada. E esse, talvez seja o nosso grande objetivo na retomada dessa articulação entre todos os Centros “, afirma Holthausen.
A Fapesc pode, também, apresentar informações essenciais sobre os editais com as inscrições abertas nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o Reitor da Unidavi, Prof. Alcir Texeira, foi uma honra receber o primeiro reencontro dos CIs. “Durante o dia nós discutimos questões locais mas também falamos sobre a interação que acontece entre todas as regiões do Estado. E é isso que alavanca e que engrandece as instituições. Nós estamos na iminência, agora, da liberação em agosto e setembro da ampliação do Centro de Inovação do Alto Vale. É um privilégio, portanto, muito grande, sediar esse momento que certamente será marcante para a história do Alto Vale também pelo seu desenvolvimento mais veloz”, ressalta.
Na oportunidade, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Moris Kohl, juntamente com a gerente da Rede Catarinense de Centros de Inovação, Iuana Reus e o gerente de Negócios Inovadores da SDE/SC, Guilherme Murara falaram sobre ações para melhoria e fortalecimento da Rede de CIs.
Estiveram presentes 12 dos 15 Centros de Inovação sendo das cidades: Blumenau, Brusque, Caçador, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, São Bento do Sul, Videira, além de Rio do Sul.