No dia 8 de novembro, o Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF) recebeu uma comitiva de 12 representantes da cidade de Tijucas para uma visita técnica ao ecossistema de inovação e algumas das principais empresas do Alto Vale Itajaí. O objetivo da visita foi promover uma troca de experiências sobre governança, cultura de inovação e colaboração entre empresas, instituições e poder público.
A programação teve início no CINF, onde a comitiva foi recebida com um café de boas-vindas pelo CINF, no espaço do Sebrae, e com a apresentação institucional sobre o Centro de Inovação. A programação incluiu a discussão de temas de interesse da comitiva, com a apresentação do gestor do CINF, Gabriel de Borba Beto e a Agente de Inovação Ianaê Katiucia, sobre o ecossistema do Alto Vale, histórico, o movimento da inovação no Alto Vale, as ações do Centro de Inovação, calendário de eventos de empreendedorismo e inovação na região, programas e projetos e a discussão com o grupo estratégias de organização para engajamento do ecossistema local.
A manhã seguiu com as apresentações das instituições e empresas instaladas no CINF, Sebrae Rio do Sul, Casa do Empreendedor, Remake, Observatório Social do Brasil de Rio do Sul, Acirs e Agência Sassafrás. E contou com a apresentação sober a cultura de inovação da empresa Rioar, com a Luana Theis, e seguiu cim uma visita aos espaços físicos do CINF, na Casa do Empreendedor, Museu da Madeira e a Reserva Técnica.
Tarde de Conexões com Empresas e Setor Produtivo no Alto Vale
No período da tarde, a comitiva conheceu o SESI de Rio do Sul, onde o tema principal foi a “conexão entre grandes empresas e startups”, com foco nas quatro hélices (poder público, empresas, educação e sociedade). Na oportunidade, Fabiano do Sesi fez as boas-vindas, Tarcísio Bonessi apresentou as ações de conexão do SESI com o polo de tecnologia NIAVI. Ainda houve a apresentação do Consultor do Sebrae Marcos Daniel sobre as iniciativas para fomentar a inovação colaborativa no programa ELI – Ecossistema Local de Inovação de Rio do Sul e sobre aspectos de incentivo e colaboração com o ecossistema de inovação como poder público foi corroborado com a participação de Leia Junckes do Codensul – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul e Anderson Guenther da Agência Sassafrás.
Em seguida, o grupo visitou a Magazord, empresa referência em cultura de inovação. Fernando Fiamoncini, gerente regional comercial da Magazord, conduziu a visita guiada nos setores da empresa e Morgana Barnabé, da área de Gente e Gestão, compartilhou a experiência da empresa com uma apresentação sobre a construção de um ambiente de trabalho inovador. Para encerrar a visita, a Magazord ofereceu um coffee break e por fim finalizou com um happy hour onde os convidados tiveram um momento dedicado ao networking, o qual contou com a presença do represente da Comunidade Alto Valley Startup e Magafilio, Lucas Fronza, comentando as conexões sobre as ações da comunidade e os projetos futuros com integrantes da comitiva.
O roteiro fez parte do Tur Inova Alto Vale, como afirmou Gabriel, “a missão do CINF de fomentar o ecossistema de inovação do Alto Vale se reafirma com visitas como essa, consolidando o centro como um polo de conexões, desenvolvimento e inovação em Santa Catarina”.