Representantes do Centro de Inovação do Alto Vale (CINF) participaram, na última quarta-feira (18), da ativação do ecossistema local de inovação em Presidente Getúlio. A iniciativa, promovida pelo Sebrae, Incubadora GTEC e Prefeitura Municipal, teve como objetivo fomentar novas conexões e gerar ideias inovadoras, fortalecendo os laços entre os setores público, privado, educacional e a sociedade civil — a chamada quádrupla hélice.
O evento contou com a apresentações sobre inovação e uma oficina colaborativa que discutiu os desafios e oportunidades locais, reunindo atores estratégicos de Presidente Getúlio e convidados de outros municípios. A ação, que integra a estratégia de descentralização do ecossistema de inovação do Alto Vale, teve o apoio do CINF, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Consultoria Acadêmica da Unidavi (CAU) e a FIESC Alto Vale.
A participação do Cinf nessa ação é fundamental, pois além do Centro ser um hub regional, a descentralização das ações está dentro do plano de trabalho para este ano, como afirma o gestor do Centro. ” Aqui sempre falamos que o Cinf é do Alto Vale, então planejamos nossas ações para atingir a maioria dos 28 municípios, um deles é o programa de embaixadores que iniciaremos no segundo semestre de 2025, e essa iniciativa da incubadora veio para somar. E esse é o papel do ecossistema, unir forçar para fomentar o desenvolvimento regional”, destacou Gabriel de Borba Neto, gestor do CINF.
Ianaê Katiucia, agente de inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) que atua no CINF, reforçou o compromisso da Rede Catarinense de Centros de Inovação com a interiorização das ações. “Neste novo edital, o plano de trabalho da SCTI estabelece como prioridade a estruturação de governanças locais nas regiões onde há Centros de Inovação. O objetivo é fortalecer todos os municípios e impulsionar ainda mais o desenvolvimento, consolidando Santa Catarina como referência nacional em inovação”, afirmou.
Ainda, de acordo com os organizadores do projeto, a ação irá atingir outro municípios com eventos de ativação durante o ano todo.