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Cinf News – segunda-feira 18/12/2023

‘Carro voador’ elétrico que pode transportar duas pessoas é lançado no Brasil

Um carro voador que não precisa de piloto a bordo foi apresentado pela Gohobby no Brasil, na última terça-feira (12). O modelo, que faz parte do portfólio da fabricante chinesa EHang, tem capacidade para transportar duas pessoas em viagens de curta distância.

Inserido na categoria de aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL), o veículo possui design que remete aos drones. Mas além de ser maior, se diferencia pelos sistemas e recursos de segurança integrados, que são os mesmos da aviação convencional, de acordo com a importadora e distribuidora de aeronaves remotamente pilotadas.

Denominado EHang 216-S, o carro elétrico voador chinês é alimentado por um total de 12 baterias independentes, que oferecem autonomia de 30 km com uma carga. A parte mecânica inclui 16 motores, permitindo à aeronave alcançar velocidade máxima de 130 km/h, conforme os dados oficiais.

Com 5,73 m de largura e 1,93 m de altura, o eVTOL da Gohobby não depende de infraestruturas tradicionais como pistas de pouso ou aeroportos, podendo se adaptar ao cenário da mobilidade urbana com facilidade, segundo a empresa, devido à decolagem e pouso vertical. Ele possui capacidade para transportar carga útil de 220 kg.

Onde fica o piloto do carro voador?

Segundo a importadora, o EHang 216-S é operado remotamente como um drone, ou seja, o piloto fica no solo. A aeronave possui um sistema inteligente que oferece ao operador ferramentas para planejar, comandar, monitorar e assumir o controle em tempo real sem estar no interior do veículo.

A marca também destaca os mecanismos de comunicação com segurança reforçada, para evitar interferências maliciosas, e a possibilidade de intervenção do centro de comando e controle em caso de emergência. Uma rota mais suave e segura pode ser acionada automaticamente para levar o passageiro ao destino se condições anormais forem detectadas.

Sem informar valores, a Gohobby disse que o carro voador terá preços competitivos em relação aos meios de transporte convencionais. A aeronave autônoma já está em pré-venda no Brasil e as primeiras unidades devem começar a circular a partir de 2024.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/275063-carro-voador-eletrico-transportar-duas-pessoas-lancado-brasil.htm

 

Na COP28, setor de tecnologia defende o papel da inovação nas mudanças climáticas

O uso da inovação como forma de tentar reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) tem sido apontado como um dos caminhos prováveis para que atingir a meta do Acordo de Paris.

Nesta terça-feira, 5, aconteceu em Dubai, na COP28, o Fórum de Inovação Climática, que reuniu líderes da indústria da tecnologia para discutir o desenvolvimento e a implementação de soluções climáticas de ponta.

Omar Sultan Al Olama, ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicações de Trabalho Remoto, além de diretor geral do Gabinete do Primeiro-ministro, mostrou otimismo em seu pronunciamento.

“O potencial para uma revolução tecnológica sustentada pela responsabilidade ambiental pode nos levar a um futuro neutro em carbono, remodelando nossa utilização dos recursos da Terra para alcançar o progresso e a preservação simultaneamente”, disse.

O fórum contou com uma série de debates sobre temas como soluções de ponta para enfrentar a crise climática global, incluindo inteligência artificial (IA), tecnologia de satélite, grandes volumes de dados, energia limpadescarbonização industrial e hidrogênio com baixo teor de carbono.

Representatividade

Participaram do fórum nomes como Bill Gates, fundador da Breakthrough Energy e copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Arvind Krishna, diretor executivo da IBM, Kate Brandt, diretora de Sustentabilidade do Google, Elizabeth Gaines, diretora não-executiva e embaixadora verde global da Fortescue Metals, e Brad Smith, da Microsoft.

Uma das discussões tratou das aplicações da IA e da computação quântica e a forma como podem ajudar a resolver os problemas relacionados a alterações climáticas, especialmente os que afetam o Sul Global.

Brandt, do Google, falou sobre o moonshot thinking – abordagem criativa e estratégica para a solução de problemas empresariais focada em metas ambiciosas e incentivo de soluções inovadoras para problemas difíceis. A executiva defende que seja possível fazer sua aplicação também para ações climáticas. Ela cita como exemplo o governo do Chile, que testa a IA para a gestão da rede.

O fórum tratou ainda da importância da tecnologia e da inovação como facilitadores e aceleradores em diferentes setores. Os participantes enfatizaram a necessidade da adoção de ferramentas em larga escala para obter um impacto significativo na redução ou eliminação das emissões de GEE e avançar com os prazos.

Fonte: https://exame.com/esg/na-cop28-setor-de-tecnologia-defende-o-papel-da-inovacao-nas-mudancas-climaticas/

 

NASA descobre 17 exoplanetas com oceanos habitáveis e gêiseres

Um estudo recente divulgado pela NASA traz novos insights sobre as possibilidades de existência de vida além do nosso Sistema Solar. Na pesquisa, foram detectados 17 exoplanetas que podem hospedar oceanos de água líquida, um elemento indispensável para a existência de vida, embora sob grossas camadas de gelo.

No entanto, essa água pode eventualmente romper essa crosta externa e jorrar com gêiseres na superfície dos planetas. Por isso, a equipe também investigou, pela primeira vez na história, “o potencial de criovulcanismo impulsionado pelas marés e formação de exosfera nesses mundos”. Foram identificados dois exoplanetas suficientemente próximos para que esses sinais de erupções possam ser observados por meio de telescópios terrestres.

Normalmente, esse tipo de pesquisa é feito na chamada “zona habitável” de estrelas, ou seja, uma distância na qual as temperaturas permitam que a água permaneça em estado líquido na superfície. A nova abordagem propõe que, mesmo estando distante e frioum exoplaneta possa ter um oceano contido sob um manto de gelo, desde que tenha aquecimento interno suficiente.

Segundo o estudo, esse tipo de atividade criovulcânica explosiva, na forma de plumas parecidas com gêiseres, foi detectada no nosso Sistema Solar nas luas Encélado e Europa, respectivamente de Saturno e Júpiter. Embora congelados, ambos os satélites naturais têm oceanos subterrâneos e são aquecidos pelas marés da atração gravitacional de seus planetas hospedeiros e das luas vizinhas.

Da mesma forma, explica a autora principal do estudo, Lynnae Quick, do Goddard Space Flight Center da NASA, “nossas análises preveem que esses 17 mundos podem ter superfícies cobertas de gelo, mas recebem aquecimento interno suficiente devido à decomposição de elementos radioativos e forças de maré de suas estrelas hospedeiras para manter os oceanos internos”.

Conforme Quick, “uma vez que os nossos modelos preveem que os oceanos poderão ser encontrados relativamente perto das superfícies de Proxima Centauri b e LHS 1140 b, e a sua taxa de atividade dos gêiseres poderá exceder a de Europa em centenas a milhares de vezes, é provável que os telescópios tenham maior probabilidade de detectar atividade geológica nesses planetas”.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/274996-nasa-descobre-17-exoplanetas-oceanos-habitaveis-geiseres.htm

 

As 3 principais disputas para entender como será o mundo da IA em 2024

A semana foi tão intensa no mundo da IA (inteligência artificial) que nem parece fim de ano:

  • O Google lançou sua nova IA;
  • Meta e IBM se aliaram para promover o desenvolvimento aberto de IA;
  • A União Europeia chegou a um acordo para regular a tecnologia;
  • Uma startup francesa colocou a Europa no jogo da IA em apenas 7 meses.

Esses são sinais de que o mundo da tecnologia vai ficar ainda mais complexo em 2024. Vou explicar em detalhes.

Google Gemini: o que vem depois?

O Google lançou na semana passada o Gemini, seu maior e mais capaz modelo de IA. A empresa de Mountain View veio com uma estratégia de comunicação para mostrar para o mundo – e os investidores – que sua tecnologia era mais poderosa do que o GPT-4, da rival OpenAI.

O roteiro era quase perfeito. Incluíram depoimentos impactantes do CEO Sundar Pichai e do chefão de IA Demis Hassabis. Um destaque especial foi um vídeo demonstrativo em que um usuário interagia com a nova IA fazendo perguntas enquanto criava um desenho. O vídeo ilustrou de forma impressionante a capacidade da IA em processar e entender imagens em tempo real.

Eu disse quase perfeito, porque o vídeo que mais chamou atenção de todos, na verdade, tinha sido editado para levar mais fluidez para a interação. O Google não escondeu e deixou uma mensagem explicando isso no próprio material. Pegou mal. A mídia especializada e os usuários começaram a questionar se o modelo é tudo isso mesmo, dado que a versão mais avançada não está disponível para acesso.

O Gemini vem em três diferentes versões: Ultra, Pro e Nano. A Ultra, mais poderosa de todas, chega ao mercado no ano que vem e deve acirrar ainda mais a competição entre Google e OpenAI.

Foi a versão Ultra do Gemini que surpreendeu nos principais benchmarks de IA – conjunto de testes utilizados para avaliar os desempenhos dos modelos em diferentes tarefas. A nova IA do Google foi melhor do que o ChatGPT em 30 dos 32 testes. E foi a primeira vez que uma IA atingiu a nota de 90%, maior do que os humanos especialistas, no teste MMLU, que combina conhecimentos de 57 assuntos, que variam de matemática e física a história, medicina e ética.

O diferencial do Gemini está na forma como ele foi treinado. Até hoje, o mais comum era treinar separadamente os modelos com modalidades diferentes – um especialista em linguagem, outro em áudio, outro em imagem etc. – e depois juntar tudo para oferecer uma funcionalidade mais complexa para o usuário. Essa abordagem funciona para diversas tarefas, como a descrição e geração de imagem, mas o fato de ter componentes isolados dificulta que a IA tire proveito de um raciocínio mais complexo e integrado.

O Gemini foi projetado para ser nativamente multimodal e treinado desde o início em diferentes modalidades (texto, imagens, sons). Os engenheiros ainda refinaram o modelo em cada uma das modalidades para aumentar a sua eficácia. Esse tipo de treinamento traz benefícios pois aumenta a compreensão e raciocínio do modelo a partir de diferentes formas de dados.

Apesar do Google ter conseguido bater o ChatGPT nesse mundaréu de testes, a diferença é muito pequena. Eu tenho uma hipótese (que é compartilhada por muitos acadêmicos e especialistas) de que podemos estar chegando no pico da capacidade desses modelos baseados na arquitetura de redes neurais chamadas Transformers (que também é utilizada pelo ChatGPT) e que são a base dos Modelos de Linguagem.

Só escalar o tamanho pode não ser mais suficiente. Em 2024, a competição será para ver quem consegue integrar melhor novas técnicas e abordagens de aprendizado para a IA. Só que a competição desta vez será diferente, porque Google e OpenAI estão se fechando e divulgando cada vez menos do que estão pesquisando e desenvolvendo. É um caminho bem diferente do que nos trouxe até aqui, em que tudo era aberto e compartilhado.

IA de código aberto: uma resposta do resto do mundo?

Só que a realidade é mais complexa do que parece. O movimento de código aberto (open source) promete ser um importante contrapeso para essa decisão de algumas Big techs de focar em IA fechada e proprietária.

A Meta foi uma das primeiras empresas de tecnologia de peso a apostar no modelo de código aberto. O LLama 2 é hoje um dos principais modelos e a base para um monte de serviços e aplicações ao redor do mundo. Para fortalecer o ecossistema de código aberto, a empresa de Zuckerberg, junto com a IBM e outros 50 parceiros, lançaram na semana passada a “The AI Alliance”, uma aliança para promover o desenvolvimento seguro e ético de uma IA aberta.

E mesmo fora dos Estados Unidos, o movimento de código aberto vem sendo importante para incentivar o desenvolvimento e uso da IA em países que ainda estão atrás nessa corrida. É o caso da França.

Na semana passada, a startup francesa Mistral publicou o seu modelo de IA que é um marco para a Europa. Ainda que tenha sido fundada há apenas 7 meses por ex-pesquisadores de Google e Meta, ela já está avaliada em US$ 2 bilhões (com muitos investimentos de BNP Paribas, Salesforce, Eric Schmidt, entre outros).

O modelo Mixtral 8x7B tem desempenho similar (e muitas vezes melhor) do que o Llama 2, da Meta, e o GPT 3.5, da OpenAI. Só que o custo computacional e a velocidade dele são muito menores. Além disso, diferentemente da Meta, que liberou o Llama 2 com uma licença mais restrita, a Mistral optou por um licenciamento mais permissivo (Apache 2.0) que dá maior liberdade econômica para os usuários.

É a primeira vez na história mais recente da IA que vemos uma startup fora dos EUA e China chamar a atenção da comunidade global com um modelo promissor. A tendência para 2024 é que o movimento de código aberto se fortaleça e seja uma resposta aos modelos fechados das Big techs, especialmente em países em desenvolvimento.

O MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação) anunciou nesta segunda-feira (11) que irá atualizar a EBIA (Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial). É importante que a promoção do uso e desenvolvimento de modelos abertos seja prioritária. É um jeito mais fácil de entrar em uma área extremamente custosa e complexa. China e Europa entenderam isso.

Não tem jeito. O tema da regulação se tornará cada vez mais central nas discussões globais. À medida que 2024 se aproxima, podemos esperar que este tópico se estabeleça como uma prioridade na agenda de diversos governos e organizações internacionais – para alegria de uns e desespero de outros. O que precisamos é de cautela para encontrar o equilíbrio entre a promoção da inovação local e o bem-estar da sociedade.

Se 2023 abriu a porta da IA para a população global, em 2024 vamos ter que sentar no sofá para conversar sobre como colocar a casa em ordem.

Fonte: https://12ft.io/proxy

Blue Origin tenta nesta segunda o 1º lançamento após acidente com nave; pausa dura 15 meses

A Blue Origin, empresa de transporte espacial do bilionário Jeff Bezos, planeja lançar o foguete New Shepard nesta segunda-feira (18). Esta será a primeira tentativa desde setembro de 2022quando a companhia teve um acidente com uma nave não tripulada.

O lançamento está marcado para as 11h30 (horário de Brasília). A missão NS-24 tem como objetivo superar a Linha de Kárman, ponto a 100 quilômetros de altitude que é usado como convenção para definir o início do espaço.

O voo não será tripulado, mas transportará 33 cargas de ciência e pesquisa e 38 mil cartões postais criados por estudantes. Os itens serão expostos a alguns minutos de gravidade zero e então voltarão ao solo com a nave.

A Blue Origin não informou quanto tempo o voo vai durar, mas as missões da empresa costumam ter em torno de 20 minutos.

Acidente da Blue Origin

Em setembro de 2022, a New Shepard teve uma falha e caiu cerca de um minuto após a decolagem. O voo não tinha tripulantes, e não houve feridos na região, segundo a Blue Origin.

Na época, a empresa de Jeff Bezos afirmou que houve uma “falha no mecanismo de impulsão” e que o sistema de escape criado para que a cápsula seja ejetada funcionou da forma esperada.

Um vídeo da empresa mostrou o momento em que as chamas do foguete aumentaram e o pouso forçado da cápsula. As imagens não exibem os restos do foguete após a queda.

O incidente aconteceu próximo ao momento em que o foguete estava sob a quantidade de pressão máxima, também conhecido como “Max-Q”. O veículo espacial voava a 1.126 km/h, em altitude de cerca de 8.500 metros. Após ser ejetada, a cápsula ainda chegou a 11.300 metros de altitude.

Após investigação sobre o acidente, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou em setembro de 2023 que a Blue Origin deveria concluir 21 correções no foguete antes da próxima missão.

A agência reguladora de aviação dos EUA afirmou que houve uma falha no bocal do motor do foguete, causada por temperaturas mais altas do que o esperado no equipamento.

Entre as mudanças que a empresa foi ordenada a fazer, está o redesenho de componentes do motor e do bocal para melhorar o desempenho durante as missões, bem como ajustes organizacionais.

Desde julho de 2021, a companhia transportou um total de 31 pessoas, entre clientes que pagaram pela viagem e convidados. O próprio Bezos participou do primeiro voo.

Fonte: https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2023/12/18/blue-origin-tenta-nesta-segunda-o-1o-lancamento-apos-acidente-com-nave-pausa-dura-15-meses.ghtml

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