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Cinf News – Segunda 12/02/23

Meta vai identificar imagens criadas por IA no Facebook, Instagram e Threads

A gigante norte-americana Meta anunciou, nesta terça-feira (6), que vai identificar “nos próximos meses” qualquer imagem gerada por inteligência artificial (IA) que apareça em suas redes sociais FacebookInstagram e Threads.

A empresa já identifica imagens feitas por robôs com a ajuda de sua própria ferramenta, Meta IA, lançada em dezembro.

“Nos próximos dias, iremos rotular imagens que os usuários publicarem no FacebookInstagram e Threads sempre que pudermos detectar indicadores, conforme as normas da indústria, que revelem se são geradas por IA”, disse o responsável por assuntos internacionais da Meta, Nick Clegg, em um blog.

Daqui para frente, “queremos fazer o mesmo com conteúdos criados com ferramentas de outras empresas” como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney ou Shutterstock, acrescentou Clegg.

O aumento da IA generativa faz crescer a preocupação de que as pessoas usem essas ferramentas para gerar caos político, especialmente por meio da desinformação. Quase metade da população mundial irá às urnas em 2024.

Além do risco político, o desenvolvimento de programas de IA generativa pode resultar em um fluxo incontrolável de conteúdos degradantes, segundo muitos ativistas e reguladores.

Como exemplo estão as deepfakes pornográficas de mulheres famosas, um fenômeno que também afeta muitas pessoas anônimas.

Antes de sua remoção, a deepfake da cantora Taylor Swift foi vista 47 milhões de vezes na rede social X (ex-Twitter), no final de janeiro. Segundo a imprensa norte-americana, a publicação permaneceu no ar na plataforma por cerca de 17 horas.

Embora Nick Clegg tenha afirmado que a ferramenta “não eliminará” totalmente o risco de produção de imagens falsas, “certamente minimizará” sua proliferação “dentro dos limites do que a tecnologia permite atualmente”.

Fonte: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/02/06/meta-vai-identificar-imagens-criadas-por-ia-no-facebook-instagram-e-threads.ghtml

Linguiça Blumenau é a mais nova Indicação Geográfica reconhecida no Brasil

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial reconheceu, na terça-feira (6), a linguiça de carne suína pura e defumada de Blumenau como a mais nova Indicação Geográfica brasileira. Com esse reconhecimento, o país chega à marca de 121 IGs registradas, sendo 86 Indicações de Procedência e 35 Denominações de Origem. A produção da linguiça abrange 16 municípios catarinenses do Vale do Itajaí e do Alto Vale do Itajaí. Com esse último reconhecimento, Santa Catarina chega a 8 IGs concedidas pelo INPI.

De acordo com a documentação apresentada pelos produtores ao INPI, o nome geográfico Blumenau passou a identificar o produto cuja origem e características estavam diretamente relacionadas ao processo de colonização alemã na região, fruto da adaptação de um saber trazido pelos imigrantes, tornando-se autêntico, emblemático e típico da localidade. A linguiça Blumenau se junta a outras sete Indicações Geográficas já reconhecidas no estado, que contribuem para fortalecer os pequenos produtores. Além da última IG recém-divulgada, Santa Catarina já havia conquistado o reconhecimento para o Vale da Uva Goethe, a Banana de Corupá, o Queijo Artesanal Serrano de Campos de Cima da Serra, o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense e os Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca a importância do reconhecimento do produto como a mais nova IG catarinense e reforça o papel dos pequenos produtores nessa cadeia produtiva que envolve outros municípios da região do Vale do Itajaí. “Como deputado federal, entrei com uma lei, naquela oportunidade, para destacar a qualidade extraordinária da cidade onde tive a honra de ser prefeito e que deu a Blumenau o título nacional de cidade da cerveja, pela sua origem cultural e pela Oktoberfest, que é um dos mais importantes eventos do país. Agora, neste momento, como presidente de Sebrae, fico honrado também em destacar a indicação geográfica para outro produto que faz uma grande diferença na gastronomia do Brasil, e eu diria até do mundo”, comenta. Décio Lima ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial e parabenizou a população e os donos de pequenos negócios de Blumenau e cidades vizinhas que têm, agora, o privilégio de ter um artigo típico da região reconhecido e valorizado em âmbito nacional e internacional.

João Rodrigues de Sousa Júnior é presidente da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU), que reúne nove produtores da região que, a partir de agora, já têm o direito de uso da Indicação Geográfica. Para João, a IG foi uma vitória de todos. “O objetivo principal da associação, quando formada, era justamente proteger a linguiça Blumenau que é feita com as partes nobres do porco. A conquista da IG mostra o quanto a união faz a força”, comemora.

Segundo ele, o Sebrae foi um dos parceiros estratégicos da ALBLU durante o processo de registro para a IG. “O Sebrae foi o pivô de tudo. A instituição plantou essa semente e ajudou, inclusive financeiramente”. Segundo João, muitos produtores fazem vendas somente dentro de Santa Catarina, mas tem aqueles que vendem para Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Agora, com a IG esse mercado tende a se expandir.

Fabricada com paleta, pernil e toucinho suínos, a Linguiça Blumenau passa pelo menos dois dias dentro de defumadores abastecidos com carvão e serragem, em um processo artesanal que é essencial para garantir as características únicas do produto. Atualmente, pouco mais de 20 pequenas e microempresas sediadas na região fabricam o embutido de forma artesanal, seguindo critérios de uma receita trazida no começo do século 20 por imigrantes instalados no que hoje é Pomerode. O município, divulgado como “o mais alemão do Brasil”, foi criado apenas em 1959, a partir de um desmembramento de Blumenau.

Fonte: https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/linguica-blumenau-e-a-mais-nova-indicacao-geografica-reconhecida-no-brasil/

IA pode fazer descobertas na saúde que médicos humanos nunca poderão; entenda

A incorporação da tecnologia na saúde é tendência inegável. A inteligência artificial (IA) já está presente na triagem de pacientes, auxílio de diagnósticos e análises mais precisas, e até para facilitar a comunicação entre médico e paciente.

Um novo estudo foi além e propôs que modelos de linguagem direcionados para pesquisas médicas farão descobertas que humanos podem nunca conseguir.

O artigo publicado na revista Neuron explicou que, no modelo tradicional de pesquisa, o cientista estuda dados anteriores sobre determinado tema, desenvolve novas hipóteses e as testa por meio de experimentos. Nesse caminho, ele deve escolher abordagem específica para se debruçar sobre aquele campo, como o uso de neuroimagem ou genética.
Já como lembra o MedicalXpress, os modelos de linguagem são capazes de absorver quantidade enorme de dados. Segundo os autores, modelos de linguagem de IA treinados com certos pré-requisitos, como a partir de dados de neuroimagem, genética, genômica unicelular e até mesmo relatórios clínicos escritos à mão, podem fazer descobertas que humanos podem nunca conseguir.

O estudo propõe ser justamente porque a IA consegue absorver número tão grande de dados que consegue analisar aspectos e temas por diferentes abordagens, de forma que seria impossível um humano fazê-lo.

Eles exemplificam: uma pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos, se feita por um médico, será analisada e testada a partir de abordagem específica. Já com a IA, é possível usar diferentes abordagens de uma só vez e suprir lacunas que trabalhadores humanos podem não preencher.

No entanto, segundo o autor principal, Danilo Bzdok, há consequências com as quais a área da saúde terá que se adaptar. Por exemplo, pelo volume de dados analisados, pode ser que o cientista não compreenda como a IA chegou em determinado resultado.

eCopter: novo veículo voador elétrico promete viagens confortáveis para dois

O eCopter é um novo veículo elétrico voador para o segmento de táxis aéreos inovadores, onde os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem verticais) têm se destacado como “novidades da vez”. Acontece que a criação da startup austríaca FlyNow Aviation é diferente das versões que se parecem bastante com drones quadricópteros ampliados.

Em especial, o eCopter possui um sistema de propulsão elétrica coaxial baseado em duas hélices de rotor que giram em direções opostas, ficando uma acima da outra. Além de ficar bem mais “a cara” de um helicóptero, a característica fez o veículo ser considerado desse segmento, o que simplificou o processo de certificação pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia.

O sistema coaxial do eCopter possui menos componentes móveis em relação aos eVTOLs – e isso é outro benefício, diminuindo o peso e a complexidade da estrutura. Aliás, o design permite custos menores de material. Então, o “helicopterinho” é mais econômico para produzir, adquirir e operar (e ele ainda oferece maior autonomia de bateria, segundo a startup).

A FlyNow Aviation planeja lançar o eCopter em versões para um e dois passageiros de forma confortável, assim como um modelo de carga. Todas construídas a partir de uma fuselagem de base modular para reduzir custos de design e fabricação. A expectativa é que o custo de viagem nesse veículo seja comparável ao de um táxi convencional para a mesma distância.

Embora um protótipo funcional ainda não tenha sido apresentado, a startup austríaca já realizou testes de solo com um modelo de prova de conceito em tamanho real. A empresa prevê que o elétrico eCopter terá um alcance de até 50 km, velocidade de cruzeiro de 130 km/h e capacidade de carga útil máxima de 200 kg.

O início da produção comercial do veículo está previsto para 2026, começando com o modelo de carga devido à facilidade de certificação. Só depois virão as versões de passageiros. Ainda não há detalhes sobre preços.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/02/10/carros-e-tecnologia/ecopter-novo-veiculo-voador-eletrico-promete-viagens-confortaveis-para-dois/

Novos óculos inteligentes prometem “superpoderes de IA”

Uma nova geração de óculos inteligentes está chegando ao mercado, e os olhos se volta para o Frame, um dispositivo que promete dotar seus usuários com “superpoderes de IA”. Desenvolvido pela startup Brilliant Labs, esse dispositivo vestível de código aberto promete uma série de funcionalidades, incluindo tradução de IA, busca na web e análise visual em tempo real.

Com um simples comando de voz, os usuários podem solicitar aos óculos para identificar marcos, encontrar informações sobre produtos que estão visualizando ou até mesmo obter detalhes nutricionais sobre a comida à sua frente. Tudo isso é projetado diretamente na lente dos óculos, proporcionando uma experiência de realidade aumentada única.

Disponível em três cores — preto, cinza e transparente — o Frame já está disponível para pré-venda, com previsão de envio a partir de 15 de abril. Os usuários também têm a opção de adicionar lentes de prescrição, embora isso aumente o preço.

Óculos inteligentes não são uma novidade, mas o Frame da Brilliant Labs promete se destacar pela sua abordagem completamente aberta. Isso significa que os usuários terão ainda mais liberdade para personalizar e adaptar seus dispositivos de acordo com suas necessidades.

  • O Frame se integra ao aplicativo Noa da Brilliant Labs, que utiliza IA para diversas funcionalidades, como análise visual e tradução.
  • Embora o uso básico do aplicativo seja gratuito, a empresa planeja oferecer uma versão paga no futuro, embora os detalhes sobre preços ainda não tenham sido divulgados.
  • As especificações técnicas do Frame, compartilhadas pela Brilliant Labs em seu canal do Discord, incluem um display colorido micro OLED de 640 x 400 pixels, uma câmera de 1280 x 720 pixels, microfone e uma bateria de 222mAh.
  • O dispositivo roda um sistema operacional personalizado baseado em Lua e é alimentado por uma CPU Cortex-M4F nRF52840.
  • Além disso, os óculos vêm com um carregador peculiar, conhecido como “Mister Power”, que oferece carregamento rápido e uma vida útil da bateria durante todo o dia.
  • Apesar da empolgação em torno do Frame, será interessante ver como ele se compara a outros concorrentes no mercado, como os óculos da Meta ou o Google Glass.
  • No entanto, com seu design leve e inovador, o Frame promete oferecer uma experiência única aos usuários.
  • O Frame tem custo de US$ 349, subindo para US$ 448 com a adição de lentes de prescrição.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/02/11/reviews/novos-oculos-inteligentes-prometem-superpoderes-de-ia/

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