Técnica pioneira no Reino Unido impede transmissão de doenças hereditárias em oito bebês
Oito bebês nasceram no Reino Unido por meio de uma técnica que utiliza material genético de três pessoas para impedir a transmissão de doenças mitocondriais hereditárias, segundo médicos do Newcastle Fertility Centre. Os procedimentos foram realizados com autorização legal vigente desde 2015 e marcam a aplicação prática da técnica desenvolvida por cientistas da Universidade de Newcastle.
A abordagem combina óvulo e esperma de um casal com mitocôndrias saudáveis de uma doadora. Essas organelas celulares, presentes apenas no óvulo materno, são responsáveis pela produção de energia nas células. Quando defeituosas, podem causar doenças graves, que afetam cerca de um em cada 5 mil recém-nascidos.
De acordo com os estudos publicados no New England Journal of Medicine, a técnica foi aplicada em 22 famílias, resultando no nascimento de quatro meninos, quatro meninas, incluindo um par de gêmeos, e uma gravidez em andamento. Todos os bebês nasceram livres de doenças mitocondriais e apresentam desenvolvimento considerado normal.
‘Copa do Mundo de Robôs’: Brasil vence disputa inédita e tem a maior comissão no evento que reúne 40 países em Salvador
Você já se imaginou em um mundo onde robôs formam times de futebol, ajudam socorristas em operações de resgate, deixam sua casa arrumada? Para especialistas em tecnologia, em um futuro não muito distante essas cenas serão comuns. E uma demonstração dessa realidade pode ser conferida no Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial (RoboCup), conhecido como “Copa do Mundo de Robôs”, em Salvador.
Os brasileiros trouxeram uma nova modalidade de disputa para o evento, entre robôs voadores, e a venceram. A competição foi realizada como um teste e, se for bem avaliada, se tornará permanente.
A programação segue até segunda-feira (21), com participação do público até domingo (20), e reúne um número recorde de brasileiros. Pela segunda vez o evento é realizado no Brasil.
A proposta é que os drones operem de forma autônoma, sem controle humano, e simulem missões em ambientes perigosos. Entre as dinâmicas estão entrega de kits de primeiros socorros, inspeções e busca por vítimas em locais de difícil acesso.
EUA poderiam bloquear GPS no Brasil? Entenda como funciona sistema de geolocalização
A escalada de tensões entre Brasil e Estados Unidos subiu mais um degrau com o anúncio de sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pelo Departamento de Estado americano.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou a revogação do visto do ministro do STF para entrar nos Estados Unidos citando “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a Folha de S.Paulo, bolsonaristas disseram ter sido informados por membros do Departamento de Estado dos EUA que a revogação de vistos de Moraes e outros integrantes da Corte seria “apenas o começo”.
Entre as novas sanções cogitadas, disseram aliados do ex-presidente ao jornal, estariam aumentar as tarifas de importação de produtos brasileiros de 50% para 100%, adotar punições em conjunto com a aliança militar Otan e até mesmo o bloqueio do uso de satélites e GPS.
Impactos AI: conheça as 3 profissões ‘seguras’, segundo Bill Gates
Bill Gates, fundador da Microsoft, empresa que mais investiu na OpenAI, em torno de 13,75 bilhões de dólares, fez suas “apostas” das 3 áreas que não serão impactadas pela Inteligência Artificial.
Em um episódio do seu podcast, Unconfuse Me, em uma conversa com Sam Altman, CEO da OpenAI, Gates menciona, na opinião dele, as 3 áreas mais resilientes aos impactos da Inteligência Artificial.
São elas:
Medicina e Biologia Humana:
A medicina humana é uma das áreas “resilientes” à IA, segundo Gates.
Por mais que a máquina possa tornar operações menos evasivas e ajudar no diagnóstico e na produção de novos medicamentos, a medicina e os tratamentos a pacientes ainda precisam do contato humano em várias etapas.
Inclusive pesquisas, como a realizada pelo Journal of the Royal Society of Medicine mostra que empatia e contato humano ajudam pacientes em casos de dor crônica ou aguda e uma série de outros tratamentos.