A cidade que virou exemplo nacional em ensino público e inovação

Bertioga, localizada na Baixada Santista, tem se destacado no cenário educacional brasileiro ao ser reconhecida como “Município de Referência Google for Education”. Este reconhecimento é concedido a cidades que demonstram inovação e compromisso com a adoção de tecnologias educacionais avançadas. A cidade, conhecida por sua beleza natural, agora também é reconhecida por sua excelência em educação.
Desde 2020, Bertioga tem investido significativamente em recursos tecnológicos para melhorar a qualidade do ensino público. A introdução de Chromebooks e outras ferramentas digitais nas escolas municipais tem transformado o ambiente de aprendizado, tornando-o mais dinâmico e interativo. Este avanço beneficia não apenas os alunos, mas também a comunidade indígena local, que agora tem acesso a uma educação mais inclusiva e moderna.
Recorde mundial: robô monta cubo mágico em 0,1 segundo e entra para o Guinness;
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/q/MrGJ8gQ2yim4ByiUkPUw/54496564704-fec8f79c4f-k.jpg)
Um grupo de estudantes da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Elmore Family da Universidade de Purdue, no estado norte-americano de Indiana entrou para a história com o robô Purdubik’s Cube. A criação acaba de entrar para o Livro dos Recordes após resolver um cubo mágico 3x3x3 em 0.103 segundos, mais rápido do que um piscar de olhos.
O recorde anterior de um robô era quase três vezes maior, 0,305 segundos, conquistado por engenheiros da Mitsubishi Electric no Japão em maio de 2024.
O Purdubik’s Cube foi apresentado pela primeira vez em uma competição de design estudantil na própria universidade e saiu vitorioso, quando conquistou o primeiro lugar em dezembro de 2024. Logo após o desafio vencido, a equipe continuou refinando o robô, o que culminou na conquista atual.
Companhia chinesa é a primeira do mundo a lançar foguete movido a metano
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/F/LC8V1bSgmzaLUnbOukMw/2025-05-17t054938z-1288364497-rc2hjea295no-rtrmadp-3-space-exploration-china-landspace.jpg)
Um novo foguete movido a metano, desenvolvido pela LandSpace Technology da China, lançou seis satélites em órbita no sábado (17). A startup privada aposta em um combustível barato e mais limpo que espera ajudar a desenvolver foguetes reutilizáveis.
O foguete transportador Zhuque-2E Y2 decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, marcando o quinto voo da série Zhuque-2, de acordo com um comunicado da empresa.
A LandSpace, com sede em Pequim, tornou-se a primeira empresa do mundo a lançar um foguete de metano e oxigênio líquido em julho de 2023, à frente de rivais dos EUA, incluindo a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos.
BYD lança sistema que carrega carro elétrico em 5 minutos: ‘é como encher o tanque’
Bloomberg — A BYD apresentou um novo sistema para carros elétricos que, segundo a montadora chinesa, permitirá que as baterias sejam carregadas quase tão rapidamente quanto um carro comum leva para reabastecer.
O novo sistema de bateria e carregamento da BYD foi capaz de fornecer uma autonomia de 470 quilômetros (292 milhas) em cinco minutos em testes com seu novo sedã Han L, disse o CEO e fundador da montadora, Wang Chuanfu, nesta segunda-feira (17).
A capacidade de carregar um carro no tempo que um veículo com motor de combustão leva para entrar e sair de um posto de gasolina poderia convencer os motoristas que não estão dispostos a fazer paradas longas a optar pelos modelos movidos a eletricidade.
O novo sistema, que servirá de base para muitos de seus futuros veículos elétricos, poderá proporcionar outro impulso para a BYD, que saiu do fundo do poço uma década atrás para superar a Tesla de Elon Musk como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo.
CNN Innovation: moto voadora e cavalo-robô são o futuro da mobilidade
A mobilidade pessoal está prestes a dar um salto para o futuro, com inovações que parecem saídas diretamente de filmes de ficção científica. Empresas nos Estados Unidos, Japão e Europa estão desenvolvendo e testando protótipos que prometem transformar radicalmente a maneira como nos locomovemos.