fbpx

Acompanhe nossas redes sociais     |

Cinf News – Edição 123 (16/02/26)

Microsoft inaugura dois data centers de IA no Brasil

Fachada do prédio da Microsoft. — Foto: AP Photo/Michel Euler

A Microsoft confirmou a inauguração de dois data centers de inteligência artificial e nuvem no Brasil.

A conclusão das obras ocorreu em janeiro, e o anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), durante o “Microsoft AI Tour”, evento da empresa realizado em São Paulo.

Os data centers estão instalados no estado de São Paulo e são chamados de “data hall”, disse Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil ao g1.

A empresa diz que não informará em quais cidades os data centers estão por questões de segurança. A capacidade das unidades e os clientes também não foram revelados.

“O Brasil tem tudo para ser um hub de tecnologia da América Latina e também no cenário global. Nos data centers, não tem apenas clientes brasileiros, mas também regionais e multinacionais. Nosso objetivo, obviamente, é focar nas empresas brasileiras e tornar elas mais competitivas”, disse a executiva.
Leia mais

 

País africano se torna o primeiro do mundo a contar com uma rede nacional de entregas autônoma usando drones

O governo de Ruanda assinou um acordo histórico de expansão com a Zipline, empresa especializada em entregas autônomas por drones, marcando o primeiro passo do contrato de US$ 150 milhões financiado pelo Departamento de Estado dos EUA.

Desde 2016, quando foi o primeiro país a lançar o serviço autônomo da Zipline, Ruanda agora se torna o primeiro do mundo com cobertura logística autônoma em toda a nação, além de ser o pioneiro na África em sistema urbano de entregas por drones e centro de testes autônomos no continente.

A expansão reforça o papel de Ruanda como líder global em inteligência artificial, robótica e logística autônoma, proporcionando acesso eficiente e econômico a serviços de saúde para milhões de pessoas.

A ministra de TIC e Inovação de Ruanda, Paula Ingabire, destacou que a entrega por drones tem salvado tempo, dinheiro e vidas, e que a parceria com o governo dos EUA permitirá levar esses benefícios às áreas urbanas, especialmente em Kigali, onde cerca de 40% da demanda de saúde do país está concentrada.

Leia mais

 

Brasileiro ganha prêmio na Alemanha por pesquisa com IA para diagnosticar transtornos mentais

Francisco Rodrigues foi um dos 20 cientistas agraciados com o prêmio Friedrich Wilhelm Bessel da Fundação Alexander von Humboldt — Foto: Divulgação USP

Métodos baseados em inteligência artificial (IA) são confiáveis para diagnosticar transtornos mentais. Essa é uma das conclusões de estudos liderados pelo brasileiro, Francisco Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP).

Nos testes em laboratório, imagens de ressonância magnética foram usadas para gerar dados e treinar um algoritmo capaz de identificar a condição mental dos pacientes com mais de 90% de acerto.

Os resultados dessa pesquisa foram publicados em artigos de revistas científicas como Nature e PLOS One.

A técnica está em estágio inicial de desenvolvimento, e poderá auxiliar psicólogos e psiquiatras no diagnóstico automático desses transtornos, principalmente entre aqueles com sintomas semelhantes e que geram dúvidas entre os profissionais, ou ainda em fases iniciais das doenças.

USP lança o maior cluster de IA da América Latina e acelera a pesquisa no Brasil
USP lança o maior cluster de IA da América Latina e acelera a pesquisa no Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) acaba de dar um passo marcante na construção de uma infraestrutura de ponta para pesquisa em inteligência artificial. A instituição inaugurou o maior cluster de IA em operação na América Latina, com um investimento de R$ 40 milhões, colocando o país na rota das grandes plataformas de computação de alto desempenho da nova era digital.

O conjunto tecnológico, batizado de Jairu, está instalado no Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da USP (CIAAM-USP) e vai muito além de um simples supercomputador: representa uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento de modelos avançados de IA, pesquisa científica intensiva e aplicações complexas em larga escala.

Hoje, o ritmo de inovação em inteligência artificial exige infraestrutura robusta para treinar modelos de deep learning e realizar experimentos que consomem imensa capacidade computacional. Enquanto empresas privadas concentram grande parte desses recursos em data centers, a USP decidiu construir um ambiente de pesquisa que une capacidade técnica, agilidade e propósito acadêmico — algo que poucas instituições conseguem no mundo.
Leia mais

Mais de 70% dos brasileiros se informam sobre ciência e tecnologia pelas plataformas digitais

Mais de 70% dos brasileiros se informam sobre ciência e tecnologia pelas plataformas digitais — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Cerca de 73% dos brasileiros buscam informações sobre ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente nas redes sociais, aplicativos de mensagens e/ou plataformas digitais. O dado é da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência, divulgada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Porém, também segundo o levantamento, 50,8% dos entrevistados afirmam se deparar com frequência com notícias que lhes parecem falsas nas plataformas digitais.

Esses dados alertam para a necessidade de discutir e adotar os preceitos da integridade da informação. O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, explica que isso significa considerar a precisão, a consistência e a confiabilidade das notícias. “Garantir a integridade da informação é garantir que o conteúdo que chega para a sociedade não esteja manipulado artificialmente a fim de apresentar uma realidade diversa da que existe.”

Leia mais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente