∎ Apple e Microsoft seguem como maiores empresas do mundo
As duas potências tecnológicas, Apple (AAPL.O) e Microsoft (MSFT.O), continuam a reinar como as maiores empresas do mundo em capitalização de mercado, impulsionadas pela valorização das ações de tecnologia durante o ano de 2023. O que, para muitos, não é
um surpresa, porém, segue como um marco significativo.
Em julho deste ano, a Apple fez história ao se tornar a primeira empresa a alcançar um valor de mercado de incríveis US 3 trilhões (valor maior do que todo o mercado de criptomoedas no momento, por exemplo). Vale lembrar que o otimismo em torno da expansão em novos mercados e as expectativas de taxas de juros mais moderadas nos EUA contribuíram para esse Marco.
Outras empresas tecnológicas também tiveram de sempenho sólido. A Meta Platforms, controladora do Facebook, viu sua capitalização de mercado subir mais de 10% em julho, graças a projeções positivas de receita e crescimento robusto de receita com anúncios no segundo trimestre.
Fonte: tecmundo.com.br
∎ Brasil é um dos principais mercados de Agtechs do Mundo e tem mais de 1,7 mil de startups do setor
O ecossistema de inovação brasileiro conta com mais de 1,7 mil startups voltadas ao agronegócio de acordo
com o Radar Aglech Brasil. Essas empresas desempenham um papel importante na transformação digital da agricultura, promovendo a modernização e a sustentabilidade do setor.
O mercado de Aglechs está em expansão nos últimos anos. O montante investido nas startups do agro foi de quase USS 2 bilhões em 2022 no Brasil, colocando o País na sexta posição global de aportes no setor, segundo levantamento da AgFunder.
As Aglechs são empresas que utilizam tecnologia para desenvolver soluções inovadoras no setor agrícola, j combinando conhecimentos em agricultura, Ciência de dados, IA e loT para melhorar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas atividades agropecuárias. As tecnologias incluem sensores, drones, softwares de análise de dados, aplicativos móveis,
sistemas de monitoramento remoto e plataformas de agricultura digital.
Fonte: summitagro.estadao.com.br
∎ DREX: Banco Central define nome da nova moeda digital do Brasil
O Banco Central definiu o nome da primeira moeda digital oficial do país: Drex. O nome do primo do Pix, como é chamado dentro da instituição, é uma abreviação da expressão digital real x.
A expectativa é que, até o fim de 2024, o Drex esteja liberado para o público. Segundo o BC, a moeda digital poderá ser trocada por papel-moeda e vice-versa, e o acesso a ela será feito por meio de carteiras virtuais em bancos e outras instituições financeiras.
O Drex não vai ter remuneração automática semelhante aão que acontece com o dinheiro guardado em casa, por exemplo.
O BC espera que a nova moeda ajude a baratear custos de operações bancária e aumentar a inclusão dos consumidores no novo mercado financeiro. As criptomoedas funcionam como ações na Bolsa de Valores, onde investidores colocam dinheiro à procura de rentabilidade. Já o Drex não terá variação no preço, pois será apenas uma representação virtual da moeda física brasileira.
Fonte: g1.globo.com
∎ Inteligência artificial pode prever músicas por “leitura da mente”
De acordo com um estudo publicado na revista de pré-impressão ArVix, uma equipe de cientistas desenvolveu uma inteligência artificial (IA) capaz de fazer “leitura da mente” e adivinhar a música que uma pessoa está pensando. Além disso, a IA consegue construir uma versão da música baseada nas atividades do cérebro desta pessoa.
Em outros estudos, pesquisadores conseguiram reconstruir diferentes sons a partir de sinais cerebrais, como a voz humana, o canto de pássaros, entre outros. Agora, o , novo artigo conseguiu desenvolver uma IA capaz de utilizar dados cerebrais para gerar as músicas que os participantes estavam ouvindo quando seus cérebros estavam sendo escaneados.
Nomeado de Brain2Music, a IA utiliza os sinais do cérebro para gerar pequenos trechos de músicas, com diversos detalhes específicos, como gênero, instrumentação, ritmo e melodia. E importante destacar que a música não é uma reprodução completamente igual, apenas uma versão dos sons processados pelo cérebro humano.
Fonte: tecmundo.com.br