Tecnologia de inteligência artificial identifica sinais precoces de câncer de mama
Cientistas brasileiros desenvolveram algoritmos de inteligência artificial (IA) que interpretam exames de sangue de rotina e podem ajudar na detecção precoce do câncer de mama. A ferramenta foi desenvolvida pela pesquisadora Daniella Castro Araújo, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tecnologia é uma aplicação de grupos de pesquisa da universidade que usam analitos, componentes de amostras de sangue, para auxiliar no diagnóstico de doenças, como Alzheimer e Covid-19. A pesquisadora avalia que a ferramenta tem potencial para transformar a estratificação de risco de cânceres de uma abordagem populacional para personalizada.
Fonte – cnnbrasil.com.br
Ministério lança projeto piloto de Realidade Aumentada nas Escolas em parceria com a UFSC
o Programa Realidade Aumentada nas Escolas (RAEscolas), resultado de uma parceria inovadora entre o MCTI e a UFSC será lançado nesta sexta-feira (11/08), no auditório do Center Shopping de Araranguá, em Santa Catarina. O programa tem como propósito a criação, capacitação e distribuição de artefatos de Realidade Aumentada (RA) para os professores das escolas públicas do ensino fundamental e médio de todo Brasil. A ideia é que, por meio desses mecanismos, os docentes ensinem disciplinas como Biologia Celular, Mecanismos Celulares, Corpo Humano, Reprodução Humana, Vírus, Meio Ambiente, Energia, Astronomia, Física, Química e Matemática com a ajuda da tecnologia virtual. O Programa RAEscolas ofertará um total de 1.000 vagas para os professores de escolas públicas de todas as regiões do país interessados na inovação educacional. De 11 de agosto até 11 de setembro de 2023 as inscrições estão abertas no site raescolas.ufsc.br
Fonte – gov.br/mcti
“Carros voadores” da Embraer: empresa prevê 12 milhões de passageiros em SP e no Rio em 2035
A Eve, subsidiária da Embraer que está construindo um “carro voador”, espera alcançar 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A aeronave, chamada oficialmente de eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), deve operar comercialmente na capital paulista a partir de 2026, segundo a empresa. Os números foram apresentados na quinta-feira (9) junto a uma parceria da Eve com a empresa de logística DHL Supply Chain para planejar a cadeira de suprimentos de peças da aeronave, que será fabricada em Taubaté (SP). E, ainda que o termo “carro voador” tenha se popularizado, a empresa esclarece que os eVTOLS não seguirão o modelo de carros particulares, que podem ser comprados por qualquer pessoa. Em vez disso, as aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos como Uber e 99.
Fonte – g1.globo.com/inovacao
Gestoras de Venture Capital buscam negócios inovadores no Startup Summit 2023
A sexta e maior edição até agora do Startup Summit está a menos de 15 dias de começar. O evento, um dos principais do ecossistema de startups no país, será palco entre os dias 23 e 25 de agosto no centro de convenções CentroSul, em Florianópolis (SC), de oportunidades para empreendedores que buscam captar recursos e para investidores ativos no mercado. E as startups com soluções inovadoras são destacadas como as que mais têm atraído a atenção do mercado de capitais. O ecossistema de startups do Sul brasileiro é um ambiente repleto de negócios inovadores e passíveis de co-investimentos em conjunto com a Bossanova. Prova disso é que cerca de 50 startups investidas pela gestora de Venture Capital estarão presentes no evento. A Bossanova segue buscando bons negócios em early stage. Apenas em julho, aportou mais de R$ 3,875 milhões em startups dos setores como fintech, sporttech, healthtech, retail, entre outros. De acordo com Lilian, alguns cuidados são importantes para que startups fiquem em evidência na busca por investimento.
Fonte – agenciasebrae.com.br