fbpx

CINF firma parceria com a Cidade do Idoso de Rio do Sul

O Centro de Inovação do Alto Vale do Itajaí (CINF) consolidou sua atuação social na região ao firmar uma parceria com a Cidade do Idoso de Rio do Sul, importante instituição que promove a qualidade de vida para a população idosa. A parceria, formalizada nesta semana, inclui o compromisso do CINF em colaborar com projetos de inovação, empreendedorismo e inclusão voltados ao público idoso.

Ao se cadastrar no Conselho Municipal do Idoso e estreitar os laços com a Cidade do Idoso, por meio de sua entidade gestora, Agência Sassafrás, o CINF reforça seu comprometimento com a inovação social. Além de promover ações de inclusão para a população idosa, a parceria é uma oportunidade de co-criar ações, programas e projetos voltado a qualidade do envelhecimento em Rio do Sul.

Em um gesto solidário, o CINF também realizou a doação de 25 quilos de alimentos à Cidade do Idoso, arrecadados em um evento promovido pelo Centro neste mês de novembro. “Essa parceria é o começo de uma jornada conjunta para transformar a vida dos nossos idosos, por meio de iniciativas que aliam tecnologia, inovação e cuidado com a comunidade”, destacou Anderson Guenther, executivo da Agência Sassafrás, gestora do Cinf.

A Cidade do Idoso já é um exemplo de investimento em qualidade de vida no município, atendendo diariamente cerca de 130 pessoas com oficinas que estimulam o bem-estar físico, mental e social. E já são mais de 400 idosos cadastrados no projeto, que oferece diversas atividades como pilates, fisioterapia, informática, aula de italiano, artesanato, ginástica e muito mais de forma gratuita a este público.

De acordo com Raquel Moser, agente administrativa da instituição, o diferencial da Cidade do Idoso está na liberdade de escolha e na oferta de uma rotina assistida. “O idoso escolhe as oficinas que mais gosta e pode participar ao longo do dia. Temos uma equipe multidisciplinar que garante não só a socialização, mas também o aprimoramento das habilidades físicas e cognitivas dos participantes. Isso faz de Rio do Sul uma das melhores cidades para envelhecer”, afirma Raquel.

Laise Versino, psicóloga da instituição, reforça a importância do trabalho realizado. “Nosso objetivo é fortalecer os vínculos do idoso com a comunidade e com a própria família, promovendo atividades que melhoram tanto a saúde física quanto mental. Nas oficinas, trabalhamos habilidades cognitivas, concentração e memória, além de estimular a coordenação motora por meio de atividades físicas”, explica.

Histórias que inspiram

O impacto positivo da Cidade do Idoso é evidente nas histórias dos participantes. Orival Nardelli, 73 anos, frequenta a instituição há um ano e compartilha com entusiasmo sua experiência. “Aqui é um verdadeiro céu. Participo de várias atividades, como esportes e informática, e tenho muitas amizades. É uma alegria estar aqui todos os dias. Somos uma família”, comenta.

Para Maria Inês Ribeiro, que faz mais de cinco atividades no local, os benefícios vão além do social. “Cheguei aqui com osteoporose, depressão e exames alterados. Depois de seis meses, todos os meus exames melhoraram, e até os remédios eu parei de tomar. O acolhimento aqui é incrível, é muito amor por todos”, relata emocionada.

A Cidade do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e atende idosos acima de 60 anos, moradores de Rio do Sul e com autonomia para participar das atividades. A iniciativa é mais uma prova de que investir no bem-estar da terceira idade é investir no futuro de toda a comunidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente