O Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF) faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação, iniciativa do Governo do Estado para estimular a inovação e o empreendedorismo, com o objetivo de tornar Santa Catarina referência mundial nesses quesitos. A Rede conta com 15 centros espalhados por todo o Estado e o CINF é o Centro de Inovação do Alto Vale do Itajaí.
O CINF está estabelecido no antigo Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), situado em Rio do Sul, no Encontro dos Rios. Mesmo sem o novo prédio (que está em fase final de projeto), o Centro de Inovação já conta com dois bolsistas custeados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e vem desenvolvendo atividades relevantes para o estímulo à inovação e o empreendedorismo na região.
Dentre as ações estão:
Divulgação e auxílio na inscrição de projetos no Programa Nascer, que é o programa de pré-incubação de ideias inovadoras desenvolvido pela Fapesc em parceria com o Sebrae/SC. O programa, que tem como polo regional o próprio CINF, oferece gratuitamente cinco meses de mentorias e treinamentos para pessoas que tenham ideias inovadoras e desejam estruturá-las melhor.
Divulgação de editais. Os bolsistas do CINF têm entre suas tarefas monitorar e divulgar editais que sejam pertinentes a processos de inovação e empreendedorismo.
Pesquisa de mapeamento de empresas. O CINF desenvolveu uma pesquisa com empresas do Alto Vale para medir o grau de maturidade nos processos de gestão e inovação das mesmas.
Elaboração de materiais informativos. Com o objetivo de disseminar o conhecimento e a cultura de inovação, o Centro elabora materiais em diferentes formatos (lives, podcasts, textos, etc…) e os compartilha gratuitamente via redes sociais ou e-mail.
Conexão com demais entidades do ecossistema. Por meio de conversas presenciais ou on-line, o Centro de Inovação tem procurado conhecer as demandas e projetos de diferentes instituições do Alto Vale. Os principais objetivos são estabelecer parcerias e potencializar iniciativas que já estão em andamento na região, além de mapear possíveis lacunas a serem preenchidas.
Estruturação do Banco de Mentores, para auxiliar na estruturação e desenvolvimento de ideais e projetos inovadores para a região.
Como em diversas outras instituições, os trabalhos do CINF foram fortemente impactados pela pandemia. Diversas ações serão mantidas ainda neste ano e várias outras já estão sendo estruturadas para 2021.