Uma comitiva do Ecossistema de Inovação do Alto Vale do Itajaí está visitando Medellín, na Colômbia, nesta primeira semana de fevereiro. O objetivo do intercâmbio é gerar alianças estratégicas entre os ecossistemas com troca cultural e de experiências.
“Medellín é uma cidade-polo em inovação no mundo e se destaca, principalmente por sua história, com a inovação social. E com essa visita, o nosso desejo é criar conexões, entre a Ruta N, que é o Centro de Inovação e Negócios de Medellín e o Cinf para desenvolvermos projetos que funcionam para eles e que podem também ser implantados na região do Alto Vale”, destaca a presidente do Comitê de Implantação do Cinf, Luana Theis.
Entre os locais que a equipe vai conhecer está a ACI Medellín – Agência de Cooperação e Investimentos de Medellín. O Centro de Inovação e Negócios de Medellín, o Ruta N. E os Centros del Valle del Software, Centro de Ciencia y Tecnología de Antioquia – CTA e a CREAME Incubadora de empresas.
“Buscamos por experiências exitosas. Por oportunidades para mudar e melhorar a vida das pessoas, no lugar onde vivem, em um processo inclusivo. Esperamos trazer propostas e também respostas novas aos desafios presentes”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Prof. M.e Charles Roberto Hasse.
No cronograma há também uma passagem pelo Comuna 13, distrito que já foi uma favela e hoje conta uma história de transformação e desenvolvimento, juntamente com a Empresa de Desenvolvimento Urbano EDU. Uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Medellín e a visita ao Espaço UVA – Unidad de Vida Articulada de la Imaginación.
A equipe conta com representantes do Ecossistema de Inovação regional, Centro de Inovação Norberto Frahm, Unidavi, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul e Fundação de Amparo e Pesquisa de Santa Catarina – Fapesc.