Foto: Startup Weekend – Divulgação
“Confia no processo” esta, com toda certeza, é a frase que vai ficar marcada na mente dos quase 100 participantes do Startup Weekend Rio do Sul, evento realizado no último final de semana (23, 24 e 25/09). O qual, o Centro de Inovação – CINF, foi o palco para essa programação incrível que reuniu boas ideias, soluções inovadoras, um excelente time de mentores e muita conexão.
O evento que é um movimento mundial, tem como proposta que os participantes criem, em 54 horas, uma startup, um modelo de negócio que precisa ser repetível, escalável e único. A partir de um problema real, as equipes precisam desenvolver uma solução mínima viável, validar e ao final apresentar à uma banca avaliadora.
Esta foi a 2ª edição realizada neste ano, a 1ª aconteceu em maio, e teve a temática voltada para soluções que atendem a Industria. Já nesse último evento os participantes puderam trazer ideias de negócios criativas e com soluções para qualquer área.
Quem participou pôde ter uma imersão de criar sua startup passando por toda a jornada de identificação de problema, validação do problema, identificar uma solução viável, confirmar mercado para essa solução e ao final apresentar a proposta em formato pitch para os jurados. Contando ainda, com um time de mentores, para auxiliar no direcionamento em toda as etapas.
Toda organização do evento é feita por ex-participantes, um dos requisitos para participar, além do trabalho ser totalmente voluntário. “Isso significa que todos os envolvidos em preparar o SW entendem as necessidades dos participantes, as etapas do processo e metodologia da Techstars”, afirmou um dos organizadores desta edição, Lucas Fronza.
Segundo Lucas, o objetivo principal de eventos da comunidade de startups é a formação de novos founders. “Inserir essa ideia nos futuros empreendedores do ecossistema vai garantir que, quando atingirem a maturidade de mercado necessária, estarão preparados para abrir suas empresas e mantê-las saudáveis, visando a um crescimento escalável e garantindo o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.”
Foram criadas 8 startups de diferentes segmentos.
Freela – Plataforma para conexão de freelancers – Empresas x Freelancers
V-Ral – Produto Varal Digital
Qualifica DEV – Serviço de Treinamento/Capacitação – Empresas x Desenvolvedores
BIBIT – Acompanhamento do desenvolvimento dos filhos para mamães e papais
Go Mom – Plataforma de aluguel de roupas para gestantes
E dentre elas as finalistas premiadas foram:
1º SportsNow – Uma rede social que proporciona conexões entre esportistas e entusiastas a fim de incentivar e possibilitar a busca por parceiros para práticas esportivas.
2º MeiMoney – Gestão Financeira na palma da sua mão. Solução prática e intuitiva para a gestão financeira para os MEIs, via aplicativo de celular. O qual possibilita o lançamento de entradas , saídas, projeção de despesas. Com conteúdo educativo de finanças e lembretes para organização.
3º Meu contrato – Uma plataforma de gestão de contratos para pequenas e médias empresas na área a comunicação. Criando contratos de forma personalizada, com uso de legal design, a partir de assuntos selecionados pelo próprio usuário.
Confira algumas fotos do evento:
Drive com mais das fotos do evento aqui.
Para saber mais sobre o evento que acontece aqui no Alto Vale acompanhe o @swriodosul nas redes sociais.