O Cinf (Centro de Inovação Norberto Frahm) recebeu, na última segunda-feira, 29, o resultado de sua aprovação no edital nacional da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), sendo a única proposta aprovada em todo estado de Santa Catarina dentre a nível federal para Centros de Inovação. O recurso de R$ 4.924,000 milhões, que o centro irá receber, prevê projetos de melhorias e reformas na atual estrutura.
A oportunidade para a captação do recurso surgiu no início deste ano, quando a Finep publicou um edital que comtempla Centros de Inovações em todo o país. De acordo com a responsável pela prestação de contas Profa. Dra. Lilian A. Borges, “no início houveram muitas dúvidas sobre a submissão, devido à alta competitividade nos processos da financiadora”. Outro impasse, segundo ela, seria a contraproposta financeira de 25% do valor total, feita pela Fapesc (10%) e a Fundação Unidavi (15%), uma das entidades mantenedoras do centro.
O projeto pretende criar uma infraestrutura apropriada para o ecossistema existente no Alto Vale do Itajaí, com novas melhorias e reformas do local. “Este edital foi uma grande batalha, mas nós precisamos realizar essas mudanças na estrutura para, do mesmo modo, conserva o que já temos aqui. Sabemos que esse local já passou por muitas inundações estava na hora da restruturação”, finalizou Lilian.
O recurso ainda comtemplas melhorias nos espaços culturais do Cinf, como o Teatro Embaixo da Ponte que irá ganhar um camarim para os artistas que realizam as apresentações no local. Também está no planejamento a troca do telhado do atual prédio, que já sofreu bastante com os degastes climáticos que acometeram a região, adequando-se, similarmente, a obra de ampliação do prédio.
Este é o segundo recurso financeiro conquistado este ano. O primeiro foi o projeto de ampliação da atual sede, para a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, que em junho foi aprovado pelo governo do estado, conquistando mais de 7 milhões para construir um espaço anexo, que irá abrigar mais empresas e gerará muitas oportunidades na região.
A reforma, juntamente com os processos da ampliação do centro de inovação estão previstas para iniciarem ainda este ano. Conforme Gabriel de Borba Neto, secretário do comitê de implantação do centro, os integrantes do comitê não medem esforços quando há oportunidade de trazer melhorias para o espaço que irão impactar positivamente a região. “Muitas empresas do Alto vale nos procuram para se instalarem em nosso espaço físico, porém temos essa limitação quanto a espaço, mas essa ampliação vai nos permitir criar ainda mais negócios e fortalecer nosso ecossistema”, completou.
Por Comunicação Cinf