A Prefeitura de Presidente Getúlio digitalizou os serviços da agricultura em parceria com Evne Tecnologias Inteligentes. Sendo uma pioneira nesta iniciativa no Alto Vale, a Secretaria de Agricultura e Pecuária desenvolveu um aplicativo para gerenciar as demandas da pasta. O sistema já está em funcionamento desde o mês de novembro.
No Aplicativo de Gestão da Agricultura, constam todas as demandas da Secretaria. Isso inclui serviço de máquina, atendimento veterinário e entrega de calcário e sêmen.
“Agora, de qualquer lugar, com acesso à internet, os gestores da secretaria podem agendar serviços pelo aplicativo. Após a execução, é gerado um relatório de entrega com foto georreferenciada e assinatura do agricultor na tela do celular. O uso da tecnologia agiliza e melhora o atendimento ao agricultor e possibilita coleta de dados instantaneamente”, explica o diretor de Agricultura e Pecuária, Fabiano Vanderlinde.
O aplicativo foi desenvolvido em tempo recorde pela Evne Tecnologias Inteligentes.
“Desenvolvemos o aplicativo em 20 dias, desde ganharmos a licitação até entregarmos a primeira versão do aplicativo. Hoje ele já passou pelo processo de validação e desde novembro de 2021 está em pleno uso pelos servidores da Secretaria de Agricultura”, destaca Tarcisio Bonessi Junior, sócio diretor da Evne.
A redução no uso do papel e, também, a agilidade dos serviços são consequências do uso da ferramenta inovadora.
“Além de buscar constantemente ferramentas de inovação para facilitar e mostrar transparência na gestão municipal, nossa intenção é reduzir o uso do papel. Sabemos que é impossível eliminá-lo completamente, mas nossa meta é ter uma gestão mais sustentável. E consequentemente, trazendo o agricultor para a modernidade acabamos melhorando o atendimento ao agricultor e tendo uma resposta mais rápida dos serviços”, destaca Zé Adalcio, prefeito em exercício de Presidente Getúlio.
O objetivo da Administração Municipal é expandir a experiência para outras áreas. De acordo com a gestão, a próxima a aderir ao serviço deve ser a Secretaria de Obras.
“A grande facilidade é que utilizamos uma plataforma “no code”, que não precisa de programação para desenvolver as novas demandas de serviços que eles desejem digitalizar. Conseguimos incorporar na aplicação, as melhorias e modificações, sem onerar custos para a prefeitura como na programação tradicional. Personalizando para necessidade que tiverem”, complementa Tarcísio.