fbpx

ESTILOS DE LIDERANÇA- Por Joseane Bini

 

O que fazem os líderes eficazes? Certamente não teremos uma unanimidade nas respostas. Há uma infinidade de respostas, como: líderes definem que estratégias; que motivam; que criam uma missão; ou então que desenvolvem uma cultura. E se pensarmos na seguinte pergunta: O que os líderes deveriam fazer? Certamente a resposta será: o papel do líder é obter resultados. Mas como? Eis que as perguntas: o que fazer? e como fazer? para desenvolver o melhor desempenho de sua equipe é milenar na carreira dos líderes. 

Uma pesquisa da consultoria Hay/McBer, baseada em uma amostra aleatória de 3.871 executivos selecionados de um banco de dados de mais de 20 mil executivos do mundo inteiro, compreende um dos mistérios da liderança eficaz, ao descobrir seis estilos de lideranças distintos, cada um resultando de um componente diferente da inteligência emocional.

Os estilos de lideranças, parecem ter um impacto direto e único na atmosfera de trabalho de uma empresa, divisão ou equipe, e por sua vez em seu desempenho financeiro. E talvez mais importante, a pesquisa ainda indica que líderes com os melhores resultados não dependem de um único estilo de liderança. Eles usam muitos, ou a maioria, em uma determinada semana — de forma consistente e em diferentes graus —, dependendo da situação empresarial.

Imagine os estilos, então, como o conjunto de tacos na bolsa de um jogador profissional de golfe. No decorrer de uma partida, o jogador escolhe e pega os tacos baseado nas exigências da tacada. Às vezes precisa refletir em sua escolha, mas normalmente ela é automática. O jogador sente o desafio à frente, rapidamente apanha a ferramenta certa e elegantemente a põe em ação. É assim que líderes de alto impacto operam também.

Quais são os seis estilos de liderança? Líderes visionários mobilizam pessoas rumo a uma visão. Líderes afetivos criam vínculos emocionais e harmonia. Líderes democráticos obtêm consenso pela participação. Líderes modeladores esperam excelência e autodireção. Líderes treinadores desenvolvem pessoas para o futuro. E líderes coercivos exigem o cumprimento imediato.

A novidade desta pesquisa, então, são suas implicações para a ação. Possibilita que ela ofereça uma compreensão detalhada de como diferentes estilos de liderança afetam o desempenho e os resultados. Também oferece uma orientação clara sobre quando um líder deveria trocar os estilos. Além disso, sugere fortemente que a flexibilidade de troca é aconselhável. Nas próximas semanas iremos detalhar os seis estilos de liderança, acompanhe aqui! 

Goleman, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. 1° ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. recurso digital

Colunista 

Joseane Bini

Psicologia – 10ª fase

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente