Em tempos adversos, como no caso da pandemia da COVID-19, muitas empresas passam por dificuldades e precisam se reestabelecer e se readaptar. Estas situações requerem mais do que nunca, a análise e a organização dos objetivos e metas para o negócio: o planejamento estratégico.
O planejamento em si, é relevante em qualquer esfera da vida. É uma importante ferramenta de gestão e organização. Mas o que compreende um planejamento? Qual sua importância e quais fatores são essenciais para montar um planejamento estratégico empresarial? Acompanhe com a gente alguns pontos fundamentais.
O que é um planejamento estratégico empresarial e qual sua importância?
O planejamento envolve objetivos, metas e estratégias. Para a empresa, um fato essencial do planejamento é como serão investidos os recursos (financeiros ou não) e quais são os resultados esperados através de um plano. O plano pode e deve contemplar o tempo em curto, médio e longo prazo. Pois objetivos são alcançados de acordo com as condições e prazos ao longo de um trajeto.
O planejamento ameniza os riscos e em um período de crise é crucial para tomada de decisões, possibilitando uma maior segurança. O planejamento não deve ser algo estático. Pode e deve ser reavaliado sempre que necessário.
Como fazer o planejamento empresarial?
Considerando esses pontos, já pode-se verificar que planejamento é fator importante para atravessar um período de crise. A questão agora é por onde começar. Confira aqui algumas dicas práticas para implantar no seu negócio.
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Faça um diagnóstico da empresa
Antes de tomar qualquer decisão com relação ao seu planejamento, o primeiro passo é ter um panorama sobre seu negócio e seu funcionamento. Quais são os recursos disponíveis, qual é o desempenho atual da equipe, se as finanças estão equilibradas, etc. Essa será a base para todos os outros passos do seu planejamento estratégico.
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Crie metas realistas
Com um diagnóstico mais esclarecido, o passo seguinte é decidir onde você quer chegar com seu negócio e em quanto tempo pretende alcançar essa meta. Para isso, defina um prazo, como um trimestre ou um ano, e defina que a meta precisa ser cumprida até lá. É importante que essa meta seja quantificável, pois isso facilita seu acompanhamento.
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Defina seus KPIs
Falando em quantificável, você também deve estabelecer seus Indicadores Chave de Performance, ou KPIs. Estas são métricas que melhor refletem seu progresso em direção à sua meta, ajudando você a acompanhar seus resultados e definir se e quando ela foi alcançada.
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Tenha planos de contingência
Em uma crise, é quase certo que algumas coisas (para ser otimista) não sairão como o esperado. Por isso, o ideal é ter flexibilidade e ao menos um ou dois planos de emergência. Dessa forma, você consegue minimizar perdas quando necessário.
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Invista em ferramentas de gestão
Por fim, mas não menos importante, utilize ferramentas para administrar seu negócio. Uma forte aliada é a tecnologia. Sistemas de gestão, ERP, entre outros recursos, são fundamentais para garantir um gerenciamento mais assertivo do seu planejamento estratégico.
Esperamos que estas informações te ajudem a melhorar o planejamento da sua empresa. Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.
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