“O município está entre as únicas oito cidades de Santa Catarina que integram o ranking mundial de ecossistemas de startups.
Rio do Sul acaba de conquistar um lugar entre as cidades com os melhores ecossistemas de startups do mundo, segundo o Global Startup Ecosystem Index 2025, divulgado nesta semana pela StartupBlink, uma das principais plataformas globais de mapeamento e análise de ecossistemas de inovação. O município figura na 734ª colocação entre mais de 1.400 cidades avaliadas em 100 países — e se posiciona como a 4ª cidade de Santa Catarina no ranking, atrás apenas de Florianópolis, Joinville e Blumenau.
Com essa conquista, Rio do Sul passa a integrar o seleto grupo das oito cidades catarinenses que figuram no ranking global, ao lado de nomes consolidados como Florianópolis (278ª), Joinville (423ª), Blumenau (612ª), Criciúma (1.097ª), Itajaí (1.143ª), Chapecó (1.247ª) e Lages (1.305ª). Santa Catarina, com esse desempenho, se torna o segundo estado brasileiro com maior número de cidades ranqueadas, atrás apenas de São Paulo.
Para o gestor do Centro de Inovação, Gabriel de Borba Neto, o resultado é reflexo de um trabalho contínuo em prol da inovação:
“Esse reconhecimento é fruto de anos de construção colaborativa de um ecossistema sólido, que envolve empresas, poder público, academia e a sociedade. Com investimento em estrutura, programas e conexões estratégicas para fomentar o surgimento e o crescimento de negócios inovadores. O CINF, a Incubadora Gtec, o Núcleo de Inovação e o Niavi polo Acate, têm sido peças-chave nesse processo”.
A presença de Rio do Sul no ranking global reforça o papel da cidade como capital do Alto Vale do Itajaí e consolida sua posição como um território fértil para inovação e empreendedorismo tecnológico, com startups atuando em áreas como tecnologia da informação, indústria 4.0 e soluções urbanas.
Essa conquista internacional não apenas posiciona o município no radar global da inovação, como também serve como um chamado para novos investimentos, parcerias e talentos que desejam fazer parte de um ecossistema em plena ascensão.