fbpx

Cinf News – Edição 72 (27/01)

  • A start-up alemã que tenta enganar a morte

Emil Kendziorra acredita que muitas técnicas que poderiam ser usadas para criopreservação ainda não foram testadas — Foto: Getty Images/BBC

Destroços da Starship são vistos do Haiti após nave se desintegrar

Inspirados no Homem-Aranha, cientistas desenvolvem “teia” que levanta 80 vezes seu próprio peso

Quem nunca ergueu o braço e fingiu atirar a teia do Homem-Aranha? Pois, surpreendente como sempre, a ciência quer transformar essa fantasia da infância em realidade, por isso criou uma substância que pode grudar e levantar objetos.

O material desenvolvido pelo Silklab, da Universidade Tufts, é feito de seda e dopamina, uma combinação que imita a maneira como os mexilhões grudam firmemente em superfícies de rochas na água. O grupo de pesquisadores percebeu que a substância passou por uma transição para um formato sólido, com aparência de teia, semelhante a uma fibra. Foi aí que surgiu a ideia de fazer a teia do Homem-Aranha.

De acordo com os pesquisadores, embora o novo material imite fios de aranha, não há aranha capaz de ejetar um jato de solução, que se transforma em uma fibra e gruda em um objeto.

No laboratório, eles conseguiram disparar um fino jato da fibroína de seda (casulos de traça-da-seda japonesa, fervidos e quebrados em proteínas) e combinação de dopamina através de uma agulha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente