Estão abertas até 10 de setembro as inscrições para a segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A iniciativa visa reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado projetos para ajudar a desenvolver competências empreendedoras nos estudantes das instituições de ensino onde atuam.
Podem participar, de forma gratuita, educadores vinculados a instituições de Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os projetos inscritos devem ser criativos e inovadores, além de estar, obrigatoriamente, integrados às diretrizes curriculares, ter objetivos pedagógicos claros e ter sido implementado entre maio de 2019 e junho de 2021.
De acordo com o regulamento do prêmio, são válidas práticas realizadas em uma aula específica ou de forma transdisciplinar, com duração e formatos diversos — incluindo cursos, programas, desafios, competições, atividades no contraturno ou em interação com a comunidade do entorno da instituição de ensino. O professor pode inscrever quantos projetos desejar, e quem já foi reconhecido na primeira edição da iniciativa pode participar novamente.
Serão aceitas inscrições individuais ou de equipes com até cinco pessoas – neste caso, é necessário indicar o representante do grupo, que será o responsável pela inscrição e pelo comprovante de vínculo com a escola ou universidade durante o período em que o projeto foi implementado.
Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste site, informando: os dados de identificação do educador ou da equipe; as informações sobre o desenvolvimento do projeto, incluindo seus objetivos pedagógicos, como os estudantes foram envolvidos e como foi a avaliação; as informações sobre a atuação do educador ou equipe que implementou o projeto, incluindo o uso de competências empreendedoras durante o projeto; e os dados sobre o impacto do projeto para os estudantes, a escola e a comunidade.
Categorias e premiação
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem cinco categorias — Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior — e duas etapas: estadual e nacional. Na fase estadual, a comissão julgadora decidirá por consenso os vencedores estaduais dos troféus ouro, prata e bronze de cada categoria. Além disso, precisará indicar um projeto realizado na Educação de Jovens e Adultos, que tenha recebido nota oito ou superior, ao prêmio nacional Destaque Educação Empreendedora na EJA.
Os vencedores estaduais do troféu ouro e os indicados ao prêmio Destaque Educação Empreendedora na EJA disputarão a etapa nacional, que será composta por votação popular e pela análise da comissão julgadora. Segundo o regulamento, os participantes serão avaliados a partir de dimensões relacionadas ao desenvolvimento do projeto, à atuação do educador ou equipe e ao impacto do projeto para estudantes, escola e comunidade.
As cerimônias de premiação da etapa estadual serão realizadas entre outubro e novembro, de forma virtual. Já a cerimônia de premiação nacional está prevista para acontecer presencialmente em 8 de fevereiro de 2022, em Brasília, se as condições sanitárias permitirem. Neste caso, os 10 finalistas de cada categoria serão convidados a participar do evento, com custos de viagem e hospedagem pagos pela organização.
Sobre o prêmio
O prêmio faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013. A primeira edição foi realizada em 2019 e contou com 1.269 inscrições em quatro categorias (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior). Mais informações e o regulamento completo da edição deste ano podem ser acessados neste site.