fbpx

Mais Pontes, Menos Muros: insights sobre inovação aberta no Ecossistema de Joinville

Em e-book inédito, Ágora Tech Park compartilha metodologia e os resultados de workshops de cocriação do programa Ágora.Connect, que trouxe insights e colaboração entre academia e mercado. 

A partir deste ano, o Ágora Tech Park – parque tecnológico com mais de 100 operações situado no Perini Business Park, em Joinville (SC) – contará com uma iniciativa inovadora destinado a promover a colaboração entre grandes empresas e universidades, por meio de um programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) aberto. O Ágora.Connect será um espaço (living lab) dentro do futuro prédio Ágora.UNI, a ser inaugurado em maio de 2024, e que tem como objetivo centralizar e conectar ações, estabelecendo uma ligação entre indústrias, empresas, universidades, profissionais e o ecossistema de inovação.

Para identificar demandas e gaps de interação entre mercado e academia, o Ágora promoveu no final de 2023 dois workshops de cocriação, um deles com participação exclusiva de heads de inovação de empresas, e outro reunindo pesquisadores e docentes de várias universidades da região. A metodologia inovadora e os resultados dessa iniciativa de cocriação no ecossistema de tecnologia do Norte catarinense estão compartilhados com a comunidade empreendedora no recém-lançado e-book Mais Pontes, Menos Muros” , publicação do Ágora Tech Park, com co-edição do SC Inova.

Em mais de 50 páginas, o e-book mescla conceitos e ferramentas que podem ajudar na implantação de projetos de inovação aberta (como os “10 Tipos de Inovação”, do consultor Larry Keeney), exemplos práticos de aplicação de open innovation (como o programa Link Lab ACATE, que tem operação no Ágora Tech Park), depoimentos de pesquisadores e heads de inovação que participaram dos workshops, além da identificação dos principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento de um programa de P&D aberto.

“Necessitamos cultivar uma relação mais robusta e confiável entre universidade e mercado. Essa jornada única de aprendizado, permeada por tolerância, respeito às diferenças, sinergia e um espírito coletivo de competitividade, é essencial para todo o ecossistema. Desapegar dos egos e fortalecer esses laços não apenas beneficiará as partes envolvidas mas cria uma base sólida para o avanço conjunto. A compreensão de que sozinhos alcançaremos pouco destaca a importância de uma colaboração efetiva e contínua”, resume Ricardo Fantinelli, diretor executivo do Ágora, que conduziu os workshops em conjunto com Janaina Sehnem, analista de inovação, e Francine Kasulke, coordenadora de Inovação UDESC/Joinville.

 

Acesse o E-book aqui

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente