Neste mês foi iniciado um dos processos mais importantes do projeto de ampliação do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), a implantação das estacas raiz que servirão de base para toda construção. A partir desta etapa restam 18 meses para a conclusão da obra.
Segundo o Engenheiro fiscal, Samuel J. Folcz, a previsão para a finalização da fundação em estaca raiz é de 6 semanas. O próximo passo é a execução dos blocos de fundação. “Estamos agora em contato com a empresa de pré-moldado contratada (Kurtz) para compatibilizar o projeto do pré-moldado para liberar a produção”, completou ele.
As obras começaram no final do mês de novembro e inicialmente a empresa fez a organização do espaço e do canteiro de obras. Agora em janeiro está sendo preparado a área que irá receber a parte de pré-moldados.
Segundo o gestor de inovação e secretário do comitê do Cinf, Gabriel B. Neto, o modelo de construção utilizando pré-moldados foi escolhido pois o objetivo é que a obra prossiga sem intervalos. “Enquanto é feito todo o preparo aqui no Centro, a empresa responsável pela produção já está em trabalho juntamente com a executora da obra para concluirmos o projeto no prazo de 18 meses”, afirmou o gestor.
Os trabalhos do Cinf continuam sendo realizados normalmente durante esse período de obras, apenas uma parte do estacionamento precisou ser interditada para a segurança de quem transita no espaço diariamente. As visitas aos espaços culturais do Cinf e as demais entidades instaladas junto ao atual prédio também não sofreram nenhuma interferência por conta da obra.
Como afirma Gabriel, essa edificação vai trazer uma consolidação maior para o Centro de Inovação como importante hub de fomento da inovação na região. “Uma obra desse porte acaba ocasionando alguns barulhos e transtornos eventuais, mas sabemos que a concretização dessa edificação vai gerar um enorme impacto positivo para o Alto Vale”, finalizou Gabriel.
Por Comunicação CINF